O RobôCIn, equipe de robótica do Centro de Informática (CIn) da UFPE, foi destaque na última edição da RoboCup, que ocorreu de 17 a 21 de julho, nos Países Baixos. Orientado pela professora Edna Barros, o time bicampeão participou do evento mundial pela quinta vez e finalizou em terceiro lugar na fase de grupos, além de ser honrado com o “The Most Improved Team Award”. A premiação indica a evolução e melhoria do RobôCIn no evento, com reconhecimento da Small Size League (SSL) e das demais equipes que estavam presentes na copa.
Na ocasião, a equipe competiu nas categorias de futebol de robôs na SSL e na simulação 2D, onde conquistou, pelo segundo ano consecutivo, a melhor posição de um time brasileiro na competição, contra times que competem na RoboCup há mais de 10 anos. Pela primeira vez, o RobôCIn participou da Divisão A, maior do torneio, na competição de 11 robôs, sendo a primeira equipe brasileira a chegar na categoria. Além das disputas, o RobôCIn apresentou dois artigos no simpósio da copa, que também ocorreu na Holanda: "Analysis of the Introduction Trajectory Planning in Control Applied in Small Size League Robots" e "Planning the Path with Reinforcement Learning: Optimal Robot Motion Planning in RoboCup Small Size League Environments".
Doutorando do Centro de Informática, João Guilherme faz parte do RobôCIn e competiu juntamente com a equipe na Holanda. Na oportunidade, João destacou que a jornada não foi fácil e o time precisou comandar a manutenção de mais de 10 robôs diferentes, o que dificultou o trabalho deles. Apesar disso, os resultados positivos que coletaram provam como o grupo soube extrair o máximo possível da experiência e finalizar a competição em uma nota positiva, com um desempenho exemplar.
Durante os dias de competição, o time enfrentou equipes de países como França, China e Japão, o que resultou na colocação do quarto lugar na competição geral. O empenho da professora Edna, doutora em Ciência da Computação pela University of Tübingen, na Alemanha, é destaque pela responsabilidade de guiar o grupo e pelo trabalho em conjunto para o avanço do CIn no cenário internacional da robótica. A condecoração pela SSL é uma recompensa gratificante para a equipe do Centro e um reflexo de todas as conquistas acumuladas nos últimos anos.
Para participar da competição, o time do CIn teve o apoio das empresas parceiras como Microsoft, Baterias Moura, Neurotech, CESAR School, Incognia, INES, ITEMM, HSBS Soluções, Embraer, Tron e Maxon. Com esses patrocínios, a equipe do RobôCIn conseguiu novamente alcançar resultados marcantes no exterior e avançar em seu crescimento enquanto time.