Notícias Notícias

Voltar

Docente da UFPE é agraciado com o IFORS Fellows Award 2025

O docente é o primeiro cientista brasileiro da área de Engenharia de Produção a receber o reconhecimento

O professor do Departamento de Engenharia de Produção da UFPE Adiel Teixeira de Almeida foi agraciado com o IFORS Fellow Award 2025, mais alta distinção da comunidade internacional de Pesquisa Operacional (PO). Concedido pela Federação Internacional de Sociedades de Pesquisa Operacional (IFORS), o prêmio reconhece indivíduos que tenham prestado contribuições excepcionais e duradouras para o desenvolvimento da PO em âmbito internacional e para suas comunidades científicas. O docente é o primeiro cientista brasileiro da área de Engenharia de Produção a receber o reconhecimento.

A seleção é feita por comitê especial designado pela IFORS e as indicações podem vir de sociedades afiliadas, sendo cada uma delas representante oficial de um país, de modo a abranger todos os continentes. A IFORS tem atualmente mais de 50 sociedades e cada uma pode indicar apenas um candidato ao prêmio, considerando critérios de pesquisa, prática da PO, serviço, educação e gestão para a PO.

Adiel tem se destacado globalmente pelas contribuições acadêmicas e institucionais, com atuação na promoção e no desenvolvimento da Pesquisa Operacional, especialmente nas áreas de decisão multicritério (MCDM) e de decisão em grupo e negociação (GDN). Sua trajetória inclui o envolvimento em sociedades científicas internacionais, a presidência de duas comunidades do INFORMS (MCDM  Section e GDN  Section) na coordenação de comitês científicos de eventos, atuação editorial e colaboração na formação de redes de pesquisa, consolidando seu impacto na comunidade global. 

“A inclusão do professor Adiel de Almeida no seleto grupo de Fellows da IFORS representa o reconhecimento de décadas de dedicação, liderança e contribuições científicas de alto impacto e também demonstra a forte inserção internacional da UFPE, por meio de seu Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP), visto que apenas três pesquisadores brasileiros receberam o prêmio até o presente na área”, avalia Danielle Morais, professora do Departamento de Engenharia de Produção e coordenadora do INCT-INSID (Instituto Nacional de Sistemas de Informação e Decisão). Os outros dois agraciados são os professores Nelson Maculan (UFRJ) e Celso Ribeiro (UFF), ambos da área de ciência da computação.

Data da última modificação: 28/07/2025, 10:00

Inovação Inovação

Uma das melhores universidades do País, em ensino (graduação e pós-graduação) e pesquisa científica, sendo a melhor do Norte-Nordeste, segundo avaliações dos Ministérios da Educação (MEC) e de Ciência e Tecnologia (MCT).