O Grupo de Estudos e Pesquisas em História da África no Mundo Atlântico (Matamba), do Departamento de História da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), celebra seus dois anos de atividades com evento nos dias 19 e 20 deste mês. O encontro ocorre no auditório térreo do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), com uma programação formada por lançamento de livros, encontros, fóruns de pesquisas, debates e a celebração do pensamento afro-atlântico, além das presença dos professores Cristina Roldão (ISCTE – IUL/Lisboa), Matheus Guimarães (UFPB) e Kalina Vanderlei (UPE).
Haverá ainda a apresentação de trabalhos acadêmicos que contemplem a História da África e dos africanos entre os séculos XVII e XIX. Os interessados em realizar a submissão de trabalhos ou em se inscrever no evento podem obter mais informações no link. O Matamba é coordenado pela professora Valéria Costa, do Departamento de História da UFPE.
Programação
Dia 19 de agosto
14h - Cerimônia de abertura;
14h30 - Conferência de abertura com a professora Cristina Roldão (ISCTE – IUL/Lisboa) sobre o tema “História negra portuguesa na história colonial portuguesa”;
17h - Lançamento do livro “Dos escravos que vão por mar e por terra”, do professor Matheus Guimarães (UFPB).
Dia 20 de agosto
9h - Fórum Interno e Externo de Pesquisas, com a apresentação de trabalhos que contemplem a História da África e dos africanos entre os séculos XVII e XIX;
15h - Conferência de encerramento com a professora Kalina Vanderlei (UPE, Campus Mata Norte) sobre o tema “Africanos e descendentes e a ascensão social através da estrutura militar: A tropa dos Henriques e a sociedade colonial”.