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UFPE premia estudantes que participaram do Congresso Unificado dos Programas de Iniciação Científica em 2024

A cerimônia ocorreu na tarde de terça (18), no auditório do Centro de Biociências (CB)

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) entregou 18 prêmios e 22 menções honrosas a estudantes que participaram do Congresso Unificado dos Programas de Iniciação Científica da UFPE. O evento, que ocorreu em novembro de 2024, reuniu o 32º Congresso de Iniciação Científica (Conic), o 16º Congresso de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Conit) e o 14º Encontro de Iniciação Científica do Ensino Médio (Enic). A cerimônia ocorreu na tarde de terça-feira (dia 18), no auditório do Centro de Biociências (CB).

A premiação do Congresso Unificado foi organizada em três grandes áreas: Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; Ciências da Vida; e Ciências Humanas e Sociais, e Letras e Artes. Os primeiros colocados gerais foram selecionados por uma comissão externa à UFPE entre os primeiros colocados de cada evento que compôs o congresso. 

Neste ano, foram escolhidos: no 32º CONIC – Ana Kelly de Lira Lima, Mayara Gleyce da Silva Nery Saturnino e Gabriel Bernardino Vitorino; no 16º CONITI – Maria Izabel Silva Pereira; e no 14º ENIC – Pedro Lucas Melo de Sousa Brito.

Acesse aqui o álbum de fotos da cerimônia, de autoria de Widma Sandrelly, da Ascom UFPE.

O primeiro lugar geral do 14º ENIC ficou com um trabalho da área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias. O estudante Pedro Lucas Melo de Sousa Brito obteve o reconhecimento pela pesquisa “Prototipagem de sistema de tutoria inteligente para cooperar com tutores humanos”, desenvolvido com orientação do professor do Centro de Informática (CIn) Alex Sandro Gomes. Um representante recebeu o prêmio.

O primeiro lugar geral do 16º CONITI, conquistado pela estudante Maria Izabel Silva Pereira, foi para um trabalho da área de Ciências da Vida, intitulado “Educação Sexual para Jovens Autistas: desenvolvimento e Avaliação de uma Tecnologia Educacional”. Ela contou com a orientação da professora do Departamento de Terapia Ocupacional Keise Bastos Gomes da Nóbrega.

“Nada mais justo do que começar agradecendo à minha orientadora. Esse trabalho marcou muito minha vida acadêmica. Já estou atuando como terapeuta ocupacional e ele ainda me acompanha. Espero que a gente continue frutificando esse projeto tão incrível coordenado pela professora e que vocês possam conhecê-lo hoje. Estar aqui também é uma oportunidade de continuar incentivando os estudantes, botar pra cima. Nós que escolhemos a pesquisa sabemos que não é fácil, mas colhemos frutos muito positivos dessa prática. Espero um dia retornar à casa em outros papéis”, almejou Maria Izabel.

Egressa do Centro Acadêmico de Vitória (CAV), Ana Kelly de Lira Lima foi a premiada da categoria Ciências da Vida do 32º CONIC pelo trabalho “‘Saúde que queremos’ construindo saberes, reflexões e experiências: promoção à saúde em uma comunidade rural”. A professora do Curso de Enfermagem Mariana Boulitreau Siqueira Campos Barros foi orientadora da então estudante.

“Agradeço inicialmente pela oportunidade e estendo esse agradecimento à orientadora, Mariana, que foi praticamente uma segunda mãe. Também já me despedi da Universidade. Foi uma honra, um grande prazer fazer parte do projeto. Desejo que outros estudantes tenham essa experiência”, comentou Ana Kelly.

Já Mayara Gleyce da Silva Nery Saturnino foi a escolhida da categoria Ciências Exatas, da Terra e Engenharias do 32º CONIC pelo trabalho “Estimativa de parâmetros termofísicos utilizando algoritmo de inteligência artificial”. Ela foi orientada pela professora do Departamento de Engenharia Mecânica Rita de Cássia Fernandes de Lima.

“Agradeço à professora, que me ajudou muito no processo de pesquisa e me deu força no curso. Muito obrigada. Eu fui bolsista, a bolsa me ajudou a comprar meu notebook para poder fazer a pesquisa. Sou muito grata”, pontuou Mayara.

Completando a lista dos primeiros colocados gerais do 32º CONIC, Gabriel Bernardino Vitorino foi o premiado da categoria Ciências Humanas e Sociais, e Letras e Artes pelo trabalho “Estudantes bissexuais em EREMs do agreste pernambucano: desafios de reconhecimentos/exclusões das identidades monodissidentes”.

“Agradeço imensamente ao professor Marcelo. Entrar em contato com os temas da pesquisa faz com que a gente amadureça muito. Este é um tema muito caro para mim enquanto estudante do Ensino Médio”, avaliou.

Também foram entregues prêmios e menções honrosas relativos a cada um dos três eventos que compõem o Congresso Unificado. No caso do 32º Conic, foram premiados os melhores trabalhos de cada uma das três grandes áreas desenvolvidos por estudantes do Campus Recife e do Centro Acadêmico do Agreste (CAA). Pela natureza dos cursos existentes no Centro Acadêmico de Vitória (CAV), nessa unidade o prêmio foi exclusivamente para um trabalho na área de Ciências da Vida. Cada estudante que conquistou o 1º lugar receberá R$ 1 mil e, além disso, o 1º lugar geral do Conic receberá um adicional de R$ 1 mil.

Os mesmos valores foram destinados ao melhor trabalho das três grandes áreas no 16º CONITI, em que o 1º lugar geral também recebeu um prêmio adicional de R$ 1 mil. Para o 14º ENIC, cada aluno que conquistou o 1º lugar em uma das três grandes áreas foi premiado com R$ 400.

INÍCIO DA CERIMÔNIA – Antes da entrega dos prêmios, a diretora do CB, professora Oliana Magalhães, iniciou a cerimônia falando sobre a importância da iniciação científica e da participação das mulheres. Ela também saudou professores, técnicos-administrativos em educação e estudantes, assim como fizeram outros integrantes da mesa. 

“A iniciação científica tem impacto no futuro dos pesquisadores e da nossa universidade. Que isso possa impulsionar vocês a estar cada vez mais inseridos nos Pibic. Sabemos o quanto da produção científica com relevância vem das universidades. Desejo que a Propesqi (Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação) possa continuar dando saltos de qualidade na formação dos nossos estudantes. E quero falar que as mulheres podem e devem estar onde quiserem. Vamos mostrar a força feminina, que não é pouca, somos e podemos muito”, discursou a docente vinculada ao Departamento de Micologia.

A vice-diretora do CB, professora Juliana Medeiros, também destacou a representatividade feminina: “Recentemente, no dia 11 de fevereiro, foi celebrado o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. Então gostaria de citar o nome de três mulheres presentes aqui, a professora Luciana , a professora Fernanda, ambas do Departamento de Histologia e Embriologia, e a professora Bianca, do Centro Acadêmico do Agreste, para homenagear as outras mulheres. Desejo um futuro brilhante a todos vocês estudantes”.

Após a recepção da diretoria do CB, três integrantes da Propesqi deram continuidade à parte da cerimônia dedicada às falas oficiais. A coordenadora geral de Iniciação Científica, Bruna Bezerra, lembrou: “Este é o primeiro ano que temos um prêmio deste tipo, em que entregamos não apenas certificados, mas também uma premiação financeira aos primeiros lugares. Os projetos duram 12 meses, os estudantes se empenharam e conseguiram esse mérito junto com orientadores que estão colaborando para o crescimento da iniciação científica. Atualmente, temos quatro programas e a gente quer crescer, chegar ao Agreste e ao Sertão, contemplar ainda mais estudantes”. 

“É um momento de alegria, de reconhecimento dos alunos e pesquisadores e de incentivo para que continuem trilhando esse caminho da pesquisa. Na Propesqi, temos dado ênfase em tentar melhorar e simplificar nossos processos internos. Um dos resultados disso é o aumento, nos últimos anos, da participação no PIBIC. Nossa meta é ampliar”, citou o diretor de Pesquisa da UFPE, Joaquim Martins.

O pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Pedro Carelli, encerrou este momento inicial da cerimônia. “Estou representando o reitor e o vice-reitor da UFPE, que estão em Brasília batalhando por recursos para a Universidade. Conseguimos, mesmo em um período de dificuldades orçamentárias, aumentar a quantidade de bolsas de iniciação científica. O Pibic é um dos programas brasileiros que são referência no mundo, um programa nacional de iniciação científica de estudantes já na fase da Graduação. A excelência da formação atrelada à pesquisa é uma característica da universidade pública. A entrega do prêmio com um pagamento é uma forma de reconhecer essa dedicação à pesquisa. Espero que a gente consiga manter isso nos próximos anos”, concluiu. 

EXPERIÊNCIA DO CONGRESSO – O Congresso Unificado foi organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi) da UFPE, por meio da Coordenação dos Programas de Iniciação Científica da Diretoria de Pesquisa. O tema definido para a edição foi “Promovendo a inclusão, diversidade e inovação na Iniciação Científica” e o período escolhido para sua realização, de 18 a 22 de novembro, fazia referência ao Dia da Consciência Negra.

Durante o evento, estudantes vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Ações Afirmativas (Pibic-AF), ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) e ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (Pibic-EM) da UFPE apresentaram os resultados finais de seus projetos de pesquisa, que foram orientados por professores e pesquisadores da UFPE.

Tais projetos podem ser desenvolvidos em oito áreas de conhecimento: Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes. Eles foram avaliados na ocasião com base em critérios como mérito, relevância e qualidade da apresentação, originalidade e inovação e impacto na sociedade.

Participaram do Programa de Iniciação Científica da UFPE, na edição 2023-2024, 1679 estudantes. Atualmente, os programas de iniciação científica da Universidade contam com 972 bolsas, sendo 249 bolsas institucionais Propesqi e 723 bolsas no CNPq. Das 933 bolsas para estudantes de Graduação, 95 são destinadas exclusivamente para estudantes do Programa Bolsas de Iniciação Científica Ações Afirmativas (Pibic-AF).

RESULTADO DA PREMIAÇÃO 

PRÊMIO GERAL

32º CONIC
Ciências da Vida – Ana Kelly de Lira Lima
Ciências Exatas, da Terra e Engenharias – Mayara Gleyce da Silva Nery Saturnino
Ciências Humanas e Sociais, e Letras e Artes – Gabriel Bernardino Vitorino

16º CONITI
Maria Izabel Silva Pereira

14º ENIC
Pedro Lucas Melo de Sousa Brito

PRÊMIO DO 32° CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPE (CONIC)

CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE (CAA)

Ciências da Vida

1º lugar – Marcos Adonys Ferreira da Silva (estudante) e João Luís da Silva (orientação)
“Análise da Utilização das Ferramentas de Estratificação de Risco Cardiovascular por Profissionais de Saúde Atuantes em Caruaru-PE”

Menção honrosa – José Edcarlos Rodrigues Bezerra (estudante) e Bianka Santana dos Santos (orientação)
“Investigação de Potencial Anti-Inflamatório de Fração Rica em Flavonoides das Cascas do Fruto de Annona Squamosa Linn”

Ciências Exatas, da Terra e Engenharias

1º lugar – Lucas Caua Calado de Melo (estudante) e Roberta Dias (orientação)
“Estudo in silico de corantes têxtil do polo de confecções do agreste pernambucano”

Menção honrosa – Marinaldo Arruda De Santana Junior (estudante) e José Leão e Silva Filho (orientação)
“Modelagem Matemática de Apoio à Decisão Estratégica em Inovação e Sustentabilidade”

Menção honrosa – Pedro Laurentino Da Silva Neto (estudante) e Lucimário Gois de
Oliveira Silva (orientação)
“Análise econômica e financeira com green scheduling em máquinas em um
processo produtivo”

Ciências Humanas e Sociais, e Letras e Artes

1º lugar – Gabriel Bernardino Vitorino (estudante) e Marcelo Henrique Gonçalves de Miranda (orientação)
“Estudantes bissexuais em EREMs do agreste pernambucano: desafios de reconhecimentos/exclusões das identidades monodissidentes”

Menção honrosa – Tiago Ascendino De Souza (estudante) e Danyella Juliana Martins de Brito (orientação)
“Efeitos da Covid-19 no mercado de trabalho brasileiro: ocupação, família e gênero”

Menção honrosa – Lucas André Bezerra (estudante) e Fabiana Moraes da Silva (orientação)
“Especialistas nordestinos da imprensa brasileira: análise desenvolvida a partir
da criação do guia Nordeste de Fontes Jornalísticas”

CENTRO ACADÊMICO DE VITÓRIA (CAV)

Ciências da Vida

1º lugar – Ana Kelly de Lira Lima (estudante) e Mariana Boulitreau Siqueira Campos Barros (orientação)
“‘Saúde que queremos’ construindo saberes, reflexões e experiências: promoção à saúde em uma comunidade rural”

Menção honrosa – Tamara Stefany de Miranda Melo (estudante) e Claudia Jacques Lagranha (orientação)
“A Dança e seus Efeitos sobre Medidas Antropométricas Associadas ao Surgimento
de Doenças Crônicas não transmissíveis em Mulheres Idosas com Sobrepeso e Obesidade”

Menção honrosa – Guilherme Vitor Da Silva Pereira (estudante) e Alice Valença Araujo (orientação)
“Avaliação da ação de um novo protótipo antagonista dos receptores AT1 da Angiotensina II em ratos”

CAMPUS RECIFE

Ciências da Vida

1º lugar – Zita Amorim Santos (estudante) e Daniella Cunha Brandão (orientação)
“Comparação da tolerância ao esforço máximo em indivíduos com insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzida e com fração de ejeção melhorada: um estudo transversal”

Menção honrosa – Isaque Bertoldo Santos da Silva (estudante) e Fernanda das Chagas Angelo Mendes Tenório (orientação)
“Análise morfológica do rim da prole de ratas submetidas à dieta hipoproteica e tratadas com nano emulsão de canabidiol”

Menção honrosa – Kerollen Augusta Caldas Cardoso (estudante) e Daniella Araújo de Oliveira (orientação)
“Incapacidade relacionada à migrânea e sua associação com a autoeficácia, hipervigilância e catastrofização da dor”

Ciências Exatas, da Terra e Engenharias

1º lugar – Mayara Gleyce da Silva Nery Saturnino (estudante) e Rita de Cássia Fernandes de Lima (orientação)
“Estimativa de parâmetros termofísicos utilizando algoritmo de inteligência artificial”

Menção honrosa – Nayara da Silva Melo (estudante) e Rosa Amalia Fireman Dutra (orientação)
“Aplicação de nanopartículas magnéticas em imunossensores capacitivos e sua aplicação no diagnóstico do zika vírus”

Menção honrosa – Kawã Fernandes Lima Da Silva (estudante) Lucas Costa de Souza Cavalcanti
Cartografia detalhada das paisagens em diferentes áreas de Caatinga

Ciências Humanas e Sociais, e Letras e Artes

1º lugar – Mariá Nunes Barbosa (estudante) e Antonella Bruna Machado Torres Galindo (orientação)
“Justiça de Transição e Governos Semiautoritários na Democracia: da Justiça Material em Face do Semiautoritarismo do Governo Bolsonaro”

Menção honrosa – George Henrique Soares De Menezes (estudante) e Fábio Cavalcante de Andrade (orientação)
“Configurações da Literatura Brasileira Moderna e Contemporânea”

Menção honrosa – Brenda Valois da Rocha Oliveira (estudante) e André Antônio Barbosa (orientação)
“Entre o sonho e a realidade: o figural em Jean-Claude Brisseau”

16° CONGRESSO DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO DA UFPE (CONITI)

Ciências da Vida

1º lugar – Maria Izabel Silva Pereira (estudante) e Keise Bastos Gomes da Nóbrega (orientação)
“Educação Sexual para Jovens Autistas: desenvolvimento e Avaliação de uma Tecnologia Educacional”

Menção honrosa – Yasmin Cabral Menezes De Oliveira (estudante) e Vitor Caiaffo Brito (orientação) 
“Anatolibras – Acessibilidade e Educaçã­o em Anatomia”

Menção honrosa – Tais Carvalho De Lima (estudante) e Alessandra de Albuquerque Tavares de Carvalho (orientação)
“Atualização de conteúdo e implementação de inteligência artificial do aplicativo Oralesion”

Ciências Exatas, da Terra e Engenharias

1º lugar – Anne Beatriz De Brito Barboza (estudante) e Anderson Stevens Leonidas Gomes (orientação)
“Desenvolvimento de site para avaliação de nível de consciência em pacientes submetidos a sedação odontológica”

Menção honrosa – Alysson Fernando Da Silva Cruz (estudante) e Tiago Felipe de Abreu Santos (orientação)
“Desenvolvimento de eletrodos revestidos de caráter básico com adição de óxido de grafeno para soldagem de aços de alto desempenho”

Menção honrosa – Maria Vitoria Monteiro Dos Santos (estudante) e Marcele Elisa Fontana (orientação)
“Gamificação como estratégia de ensino na Engenharia e aprendizagem sobre os modelos
circulares na indústria de manufatura”

Ciências Humanas e Sociais, e Letras e Artes

1º lugar – Eduardo Aguiar Da Costa (estudante) e Walter Franklin Marques Correia (orientação)
“Mobiliário Infantil: avaliação estrutural e satisfação pela ótica da modularidade e segurança”

Menção honrosa – Gabriel Bezerra Sales Campos (estudante) e Sérgio de Lemos Campello (orientação)
“Produto educacional para ensino de Física voltado para pessoas com deficiência visual: ensino de ondas sonoras”

Menção honrosa – Matheus Anselmo Dos Santos Costa (estudante) e Lucas José Garcia (orientação)
“Design e Inovação: desenvolvimento de repositório virtual imersivo e interativo para
disseminação de projetos de design”


13° ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO ENSINO MÉDIO DA UFPE 

Ciências da Vida

1º lugar – Livia da Silva Alves (estudante) e Luciana Maria Silva de Seixas Maia (orientação)
“Utilização de macrófitas no processo de biorremediação de efluentes”

Menção honrosa – Débora De Araújo Melo (estudante), Bruna Martins Bezerra (orientação) e Safira Núbia Dias de Melo (coorientação)
“Teste de metodologias para coleta acústica de tartarugas marinhas”

Ciências Exatas, da Terra e Engenharias

1º lugar – Pedro Lucas Melo De Sousa Brito (estudante) e Alex Sandro Gomes (orientação)
“Prototipagem de sistema de tutoria inteligente para cooperar com tutores humanos”

Menção honrosa – Thiago Luiz Oliveira Clemente da Silva (estudante) e Aluisio José Pereira (orientação)
“Percepções da aplicação de abordagens de inteligência artificial materializadas por agentes inteligentes de sistemas de tutoria inteligente na educação básica”

Ciências Humanas e Sociais, e Letras e Artes

1º lugar – Allana Carla Gonçalves Barbosa (estudante) e Fabiana Souto Lima Vidal (orientação)
“Criações e Recriações a Partir do Projeto “Minha Cabeça, Nossa Natureza” de Christina Machado: arte como elemento da Saúde Mental e como Forma de Externar o Interior”

Menção Honrosa – Marcus Cézar Guimarães Carneiro (estudante), José Batista de Barros orientação) e Adriana Letícia Torres da Rosa (coorientação)
“A acessibilidade e seus desafios no desenvolvimento das ações voltadas para o estudante com transtorno do espectro autista na educação básica”

Data da última modificação: 24/02/2025, 17:12