Notícias da Iniciação Científica Notícias da Iniciação Científica

Congresso de Iniciação Científica da UFPE ocorre até amanhã (7), no Campus Recife

Evento ocorre de forma presencial na Coordenação do Ensino de Ciências do Nordeste (Cecine), no Campus Recife

A Universidade Federal de Pernambuco promove, até amanhã (7), o 31º Congresso de Iniciação Científica (Conic), 15º Congresso de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Coniti) e 12º Encontro de Iniciação Científica do Ensino Médio da UFPE (Enic). Com o tema “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”, o maior evento institucional voltado para a iniciação à pesquisa científica e ao desenvolvimento tecnológico da Universidade ocorre de forma presencial na Coordenação do Ensino de Ciências do Nordeste (Cecine), no Campus Recife.

O evento tem como objetivo apresentar ao público em geral os projetos e produtos de pesquisa realizados por todos os programas institucionais de iniciação científica e de desenvolvimento tecnológico desenvolvidos na UFPE no período 2022-2023 nas diferentes áreas de conhecimento.

Fotos: Catarina Albertim

Abertura foi ontem (5) no auditório do CCSA

A abertura ocorreu na manhã de ontem (05), no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), em evento que contou com a presença do reitor Alfredo Gomes. “Ninguém faz pesquisa de forma isolada. É necessário que a gente reúna as forças, as inteligências e também o esforço e a dedicação de muitos para fazer um sistema de ciência, tecnologia e inovação robusto, como o Brasil precisa”, afirmou ele.

De acordo com a professora Beate Saegesser Santos, coordenadora-geral dos programas de Iniciação Científica da UFPE, o congresso marca o fechamento do ciclo de um ano de pesquisas. “A gente vai ter, durante esses três dias, a apresentação de mais de mil trabalhos, que refletem a excelência que a gente tem nos três campi da Universidade Federal de Pernambuco”, disse Beate. “Não é fácil fazer pesquisa no Brasil. Então, é muito importante a gente estar aqui para fortalecer esse movimento de permanência, revalorização e persistência da ciência brasileira. Principalmente, a feita aqui na UFPE”, completou.

A cerimônia de abertura do evento contou também com a presença do diretor de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi), Joaquim Martins Filho; e do diretor de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), Flávio José da Silva. Houve ainda homenagem à advogada e servidora técnico-administrativa da Faculdade de Direito do Recife (FDR) Robeyoncé Lima. “Eu tenho muito orgulho de fazer parte da história da UFPE e é muito gratificante poder contribuir com a história dessa universidade”, afirmou a servidora, que é ex-deputada estadual. “Esse prêmio é uma homenagem que representa não somente a mim, mas a muitas outras pessoas em relação à política pública de acesso, de ingresso e de permanência na Universidade. Não é suficiente apenas ações afirmativas para o ingresso na universidade. É importante também ações afirmativas para a permanência, porque é direito desses estudantes mais vulnerabilizados não somente ter o nome deles na lista de aprovados, mas também na placa de formatura que ficará na parede da faculdade na qual um dia essa pessoa estudou”, completou Robeyoncé.

Coordenadora-geral da Iniciação Científica e participantes do evento

EVENTO - Promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi), o 31º Congresso de Iniciação Científica (Conic), 15º Congresso de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Coniti) e 12º Encontro de Iniciação Científica do Ensino Médio da UFPE (Enic) tem uma programação formada por workshops, minicursos, aula espetáculo, mostra científica e apresentação de trabalhos científicos e/ou tecnológicos de todas as áreas de conhecimento. Concomitante às apresentações científicas, ocorre a mostra de experimentos do Ciência Móvel, do Espaço Ciência; e apresentações de grupos PET da UFPE, de esportes paralímpicos e do projeto de difusão científica “Tenda da Madame Curie”.

CARUARU - O evento ocorre também, no próximo dia 14, no Centro Acadêmico do Agreste (CAA), em Caruaru. Lá, o público tem acesso a uma programação formada por apresentações de cerca de cem trabalhos desenvolvidos no centro. A programação inclui o lançamento do livro “Memórias da SBPC Pernambuco”.

Data da última modificação: 07/12/2023, 16:40