Navegación Navegación

Publicador de contenidos Publicador de contenidos

Atrás

Coordenadoria de Estudos da Ásia promove seminário sobre 105 anos da presença japonesa em Pernambuco

Programação contou com palestras, ciclo de debates e apresentação cultural

O Centro de Estudos Avançados (CEA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio da sua Coordenadoria de Estudos da Ásia (Ceásia), em parceria com a Associação Cultural Japonesa do Recife (ACJR), promoveu o seminário “Nipo-Pernambucanos: celebrando os 105 anos da presença japonesa em Pernambuco”. O evento, que contou com palestras, ciclo de debates e apresentação cultural, foi realizado no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) e na Associação de Docentes da Universidade Federal de Pernambuco (Adufepe) nos dias 23 e 24 deste mês. O seminário teve apoio do Consulado Geral do Japão no Recife e da Associação Nordestina dos Ex-Bolsistas e Estagiários do Japão (Anbej).

Vice-reitor prestigiou a abertura do evento

A existência e participação da comunidade nikkei no estado de Pernambuco, os aspectos políticos e econômicos da relação com o Japão no período do Brasil Colônia e a imigração oficial com o navio Kasato-Maru foram temas de palestras. Episódios e características das personagens que foram peças-chave na história da imigração também foram abordados. A percepção da população brasileira em relação aos imigrantes, bem como as razões para os japoneses terem sido bem recebidos a despeito dos demais asiáticos sofrerem rejeição naquela época foi outro tema de debate. O evento também contou com palestra sobre a origem e história dos tambores japoneses (taiko), a diferença entre os tipos de instrumentos utilizados pelo grupo Ren Taiko e no Wadaiko, além da trajetória dos 15 anos de existência do grupo de percussão japonesa Ren Taiko Recife, que se apresentou no evento.

Estiveram presentes na abertura do seminário o vice-reitor Moacyr Araújo; o cônsul-geral adjunto do Japão no Recife, Masami Ohno; o coordenador da Ceásia-UFPE, Bertrand Cozic; o presidente da ACJR, Kenichi Iwata Junior; e a representante do comitê organizador do evento, Paula Michima. Entre os convidados, estavam o vice-presidente da Associação Nordestina dos Ex-Bolsistas e Estagiários do Japão (Anbej), Valdir Luna da Silva; o coordenador do Núcleo de Línguas e Cultura da UFPE (NLC), Ricardo Barreto; além de membros do grupo de jovens da Tenrikyo Nordeste Hoyo e estudantes, principalmente, do curso de História.

Fecha de la última modificación: 30/03/2023, 13:42