Publicador de contenidos Publicador de contenidos

Atrás

Programa Fora da Curva comunica através do rádio temáticas excluídas pela grande mídia

Os sistemas de comunicação no Brasil têm inerentemente ao seu funcionamento o dever de atuar em atendimento à sociedade. Dever este que nem sempre é cumprido pelos sistemas privados, que defendem interesses internos e manutenção da sua hegemonia. Segundo dados do mercado de rádio de 2009 quase 80% das emissoras privadas brasileiras estavam sob o domínio de políticos, religiosos e empresários alinhados com esses dois segmentos, evidenciando a necessidade da comunicação pública comprometida unicamente com o propósito de informar a comunidade.

Neste cenário surge o projeto de extensão “Programa Fora da Curva”, coordenado pelos professores Adriana Santana, Bruno Nogueira, Ana Veloso, Cecília Almeida, Paula Reis e Yvana Fechine, com equipe de docentes e discentes de Comunicação Social e Sociologia, além de parceiros da sociedade civil organizada, como o Centro das Mulheres do Cabo, o SOS Corpo, o Centro de Cultura Luís Freire e a Marco Zero Conteúdo. O programa tem o objetivo de trazer um jornalismo independente, focado em temáticas excluídas pela grande mídia brasileira e que são de grande relevância para a população. Vai ao ar na Rádio Universitária FM, 99.9 MHz, com retransmissão também pela Rádio Universitária Paulo Freire AM, 820 KHz com streaming pelo Facebook (página do programa e página da Universitária FM).

Devido à pandemia da Covid-19 o programa está focado em temas relacionadas à doença, com programação para toda semana trazendo entrevistas, lives, debates e podcasts. Analisando as situações de um ponto de vista crítico, inclusivo e plural, sem deixar de lado seu formato cativante. Os podcasts estão disponíveis nas plataformas digitais Spotify, Deezer, Google Podcasts, Apple Podcasts, e Anchor. E as transmissões do programa estão disponibilizadas no Facebook e Youtube.

Para ficar ligado na programação e novidades do Fora da Curva acesse:

Instagram - @programaforadacurva

Facebook - @programaforadacurva