Publicador de contenidos Publicador de contenidos

Atrás

Defesa de Dissertação de Mestrado n.º 14 em 2018

“CARACTERIZAÇÃO HIDROGEOLÓGICA DA LOCALIDADE DE PASSAGEM DE PEDRAS NA PORÇÃO SUL DO SISTEMA AQUÍFERO TACARATÚ/INAJÁ- BACIA DO JATOBÁ - MUNICÍPIOS DE IBIMIRIM/INAJÁ/MANARI-PE”

Programa de Pós-Graduação em Geociências – CTG/UFPE

 

Defesa de Dissertação de Mestrado n.º 14 em 2018

 

Aluno(a): Felipe Oliveira Tenório da Silva

 

Orientador(a): Prof. Dr. José Geilson Alves Demétrio

 

Coorientador(a): -

 

Título: “CARACTERIZAÇÃO HIDROGEOLÓGICA DA LOCALIDADE DE PASSAGEM DE PEDRAS NA PORÇÃO SUL DO SISTEMA AQUÍFERO TACARATÚ/INAJÁ- BACIA DO JATOBÁ - MUNICÍPIOS DE IBIMIRIM/INAJÁ/MANARI-PE”

 

Data: 09/11/2018

 

Horário: 14h

 

Local: Sala de Projeções do Departamento de Geologia (sala 522), localizada no 5.º (quinto) andar do edifício escolar do Centro de Tecnologia e Geociências da Universidade Federal de Pernambuco

 

Banca Examinadora:

 

Titulares:

 

1.º Examinador(a): Prof. Dr. José Geilson Alves Demétrio (Orientador)

2.º Examinador(a): Prof. Dr. Jaime Joaquim da Silva Pereira Cabral (UFPE)

3.º Examinador(a): Prof. Dr. José Geraldo de Melo (UFRN)

 

Suplentes:

 

1.º Examinador(a): Prof. Dr. Gorki Mariano (PPGEOC/UFPE)

2.º Examinador(a): Prof. Dr. Anderson Luiz Ribeiro de Paiva (UFPE)

 

Resumo:

 

Em 1998 foi firmado um convênio entre a CPRM e a FNS que objetivava a construção de dois poços para o abastecimento de água da cidade de Manari e Itaíba, na localidade de Passagem de Pedras. O resultado do trabalho revelou uma baixa vazão para ambos os poços. As baixas vazões desses dois poços despertaram interesse para a realização de uma pesquisa mais detalhada, afinal tratam-se de poços de grandes profundidades (408 e 534 metros), com quantidades inexpressivas de sedimentos finos, ao longo da sequência atravessada, ou seja, uma predominância da fração arenosa, além de espessuras saturadas acima de 400,0m. O esperado para tais condições seriam poços de alta vazão e aquífero com elevada transmissividade, como já observadas no sistema aquífero Tacaratu/Inajá em outras localidades. O objetivo principal dessa dissertação é a investigação dos motivos que levaram os referidos poços à tais condições. O trabalho desenvolvido consistiu em uma caracterização hidrogeológica de uma área de 150km2 que enquadra a localidade de Passagem de Pedras, onde se situam os dois poços. O desenvolvimento das atividades contou com uma revisão bibliográfica e posterior etapa de campo. Na qual foi verificada a geologia de superfície e foi atualizado do inventário da CPRM, através do cadastro de poços novos e análise dos parâmetros químicos do pH e condutividade elétrica da água. Os resultados das análises apontam para problemas construtivos dos poços, que acarretam baixas eficiências dos mesmos. Tais problemas influenciaram os rebaixamentos medidos e mascararam os parâmetros hidrodinâmicos reais do aquífero.

 

Palavras-chave: Caracterização Hidrogeológica; Eficiência de Poços Tubulares; Sistema aquífero Tacaratu /Inajá; Teste de Produção.