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Trupe Barroca se apresenta domingo na Igreja da Sé dentro do projeto Relicários
Projeto é coordenado pela cravista Maria Aída Barroso, professora do Departamento de Música da UFPE
Com informações da assessoria do evento
No próximo domingo (30), às 16h, a Igreja da Sé, no Alto da Sé de Olinda, receberá a Trupe Barroca, dentro da programação do projeto “Relicários: Memórias do Som”. O grupo do Espírito Santo, que conta com a regência e o minucioso trabalho de pesquisa do maestro Sérgio Dias, se propõe a levar ao público um trabalho de resgate das músicas dos séculos XVII e XVIII, por meio de instrumentos de época ou réplicas perfeitas. A entrada é gratuita.
Foto: Divulgação
Grupo capixaba resgata músicas dos séculos XVII e XVIII
A Trupe Barroca foi criada em 2017 pelo músico e sociólogo Washington Luiz Sielemann Almeida, que, durante vários, anos buscou e adaptou os instrumentos históricos que compõem esta orquestra. Fundada originalmente com o nome de Victoria Ensamble, o grupo já se apresentou com importantes nomes do cenário musical brasileiro, como Jerzy Milewski (violino), Vanja Ferreira (harpa), Sérgio Dias (flauta), Inácio de Nonno (barítono), Aleida Schweiter (piano), entre outros.
O grupo a se apresentar será: Dennys Batista Serafim (viola e cravo), Bruno Macedo Andrade (violino), José Eduardo Costa Silva (guitarra barroca), Leonardo Gonçalves Pereira (violino), Gabriel Camargo Oliveira (violoncelo), Wagner Pereira de Souza (violino, solista), Alberto Domínguez Gálvez (piccolo, oboé barroco e flauta-doce, solista convidado), Sérgio Dias (regente e músico de flauta doce). Também se apresentarão três músicos do Recife: Ailton Augusto da Silva (contrabaixo), Ladson Ferreira de Matos (cravo)e Jardel Pereira de Souza (viola da gamba baixo).
O programa contempla: Antonio Vivaldi (1678-1741) Concerto para oboé, violino , cordas e contínuo em Si bemol Maior (RV 548) Allegro – Largo – Allegro; Marin Marais (1656-1728) Pieces en Trio (n°. 1), pour les flutes, violon & dessus de viole Prelude - Sarabande I et II - Fantaisie - La Bagatelle - Gavotte -Rondeau - Menuet I et II – Chaconne; Alessandro Scarlatti (1660-1725) Sonata, em Fá Maior, para flauta-doce, oboé, violino e contínuo Adagio - Allegro – Minuet; e Antonio Vivaldi (1678-1741) Concerto para piccolo, cordas e contínuo em la menor (RV 445) Allegro – Larghetto – Allegro.
RELICÁRIOS - A ideia da série de concertos é apresentar um conceito de “museu vivo do som”. Da mesma forma que um relicário guarda objetos sagrados, a partitura preserva em si a música de diversas épocas e estilos. Durante os concertos os músicos trazem à vida o som guardado nessas partituras escritas no passado. O projeto é idealizado e coordenado pela cravista Maria Aída Barroso, professora do Departamento de Música da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Os concertos terão duração de uma hora e apresentarão peças para diferentes formações instrumentais, abrangendo as diversas famílias de instrumentos: cordas friccionadas, cordas percutidas, cordas pinçadas, sopros (madeiras e metais), voz, teclas e percussão. Todos os grupos e músicos foram selecionados por sua reconhecida atuação no meio cultural brasileiro, em trabalhos de performance, pesquisa interpretativa e/ou musicológica, sendo a maioria dos artistas professores, alunos e ex-alunos do Departamento de Música da UFPE.
Texto modificado no dia 27 de setembro