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Cursos de Letras Espanhol e Letras Português da UFPE recebem nota máxima em avaliação do MEC
O resultado representa um marco de excelência para os cursos e para a Universidade

Os cursos de Letras Espanhol (nas modalidades presencial e a distância) e de Letras Licenciatura Português (modalidade presencial) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) obtiveram conceito 5 — nota máxima — na avaliação in loco realizada pelo Ministério da Educação (MEC) para fins de renovação de reconhecimento. As visitas ocorreram entre os dias 17 de março e 2 de abril deste ano, na UFPE, com a participação de comissões designadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O resultado, divulgado na última semana, representa um marco de excelência para os cursos e para a instituição.
A avaliação in loco é composta por três dimensões fundamentais: Organização Didático-Pedagógica; Corpo Docente e Tutorial; e Infraestrutura. Os avaliadores verificam, com base em critérios objetivos e normativos, se os cursos atendem às diretrizes curriculares e metas educacionais nacionais, avaliando aspectos como o projeto pedagógico, a qualificação do corpo docente, os recursos físicos e tecnológicos disponíveis, bem como a articulação entre teoria e prática e as ações de melhoria contínua.
De acordo com o diretor de Avaliação Institucional (DAI) da UFPE, Diego Dantas, “a obtenção da nota máxima é um indicativo de excelência e reflete o esforço coletivo de toda a comunidade acadêmica envolvida. É também um reconhecimento do compromisso institucional com a qualidade do ensino superior e com a formação de profissionais preparados para os desafios do mercado de trabalho”.
O curso de Letras Espanhol na modalidade a distância teve uma evolução significativa, passando do conceito 3 para o conceito 5, após a visita dos avaliadores entre os dias 17 e 19 de março. Já o curso presencial de Letras Espanhol manteve o conceito 5, após avaliação realizada entre 31 de março e 2 de abril. Na mesma ocasião, o curso presencial de Letras Licenciatura Português, avaliado in loco pela primeira vez, também obteve o conceito máximo.
“Para que um curso alcance a nota 5, é preciso demonstrar excelência em todas as dimensões analisadas. Isso significa apresentar uma proposta pedagógica bem estruturada e inovadora, contar com um corpo docente altamente qualificado, e dispor de uma infraestrutura que dê pleno suporte às atividades acadêmicas”, acrescenta Diego Dantas.
Além da dimensão técnica e normativa da avaliação, os resultados representam também um ganho simbólico e institucional. Segundo Dantas, “o reconhecimento público da qualidade dos cursos fortalece o prestígio da UFPE no cenário nacional e aumenta o valor do diploma para os estudantes”.
As comissões avaliadoras, formadas por dois especialistas designados pelo Inep, seguem parâmetros rigorosos e padronizados para realizar suas análises, que se encerram com a elaboração de um relatório técnico fundamentando o conceito atribuído. O objetivo final dos processos avaliativos, conforme explica a DAI, é contribuir para o aprimoramento contínuo das formações oferecidas, reforçando o compromisso da UFPE com a excelência acadêmica e com o desenvolvimento social do país.