Espaço de Diálogo e Reparação (EDR)

Visor de contenido web Visor de contenido web

 

Sobre

O Espaço de Diálogo e Reparação da UFPE (EDR) foi criado pela Resolução nº 01/2014-CONSAD e é um órgão pioneiro. É um espaço privilegiado de práticas restaurativas inspiradas nos modelos de Justiça Restaurativa, que trabalha com a visão da justiça e equilíbrio das relações como valor e construção participativa.

O EDR propicia momentos de diálogo e processos circulares, onde pode haver maior identificação de conflitos e questões interpessoais, diferentemente do paradigma formalista burocrático ou vingativo. No EDR, busca-se as soluções autocompositivas, além do bem-estar, valores éticos, respeito e fortalecimento do senso de coleguismo.

O EDR oferece cursos e workshops de Comunicação Não-Violenta, Escuta Empática, e Constelação Sistêmica, entre outros, além de promover os círculos de diálogos decorrentes de demandas das unidades ad ministrativas da UFPE e, de modo direto, da comunidade acadêmica. O objetivo é apoiar departamentos, setores e pessoas, com foco nas relações interpessoais e nos eventuais conflitos.

Os encontros contam com confidencialidade, e a identificação dos usuários/participantes é protegida pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, Lei nº 13.709/2018.

 

Confira aqui o Folder Informativo do EDR

 

Secretaria do EDR

E-mail da secretaria: edr@ufpe.br
E-mail Grupo de Pesquisa: opelicano@gmail.com
Horário: das 9h às 13h e das 14h às 18h - de Segunda a Sexta. 
Endereço: Avenida da Arquitetura, S/N, Centro de Artes e Comunicação . Sala CDH Dom Helder Câmara. Cidade Universitária, Recife - PE.CEP: 50.740-550

 

 

 

 

XIX Semana de Cultura de Paz

UFPE promove XIX Semana de Cultura de Paz nos dias 10 e 12 de dezembro.

A UFPE, por meio da Comissão de Direitos Humanos Dom Helder Câmara (CDH) e do Espaço de Diálogo e Restauração (EDR) promoverá nos dias 10 e 12 de dezembro, a XIX Semana de Cultura de Paz, um evento que conectará a graduação e a pós-graduação através de atividades e experiências na seara dos direitos humanos e da cultura de paz. Serão dois dias dedicados a diálogos e compartilhamento de experiências, bem como oficina, exibição de curta/documentário e lançamento de livros e E-books. A XIX Semana de Cultura de Paz é um evento tradicional na UFPE e esse ano o tema será: "Direitos Humanos e Cultura de Paz: sociedades importadoras e inclusivas, em alinhamento com a Agenda 2030 da ONU". O evento é aberto ao público. A garantia de participação é certificada mediante inscrição presencial nos dois dias, com início a partir das 9h30, no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH).

 

Acesse aqui a programação completa do evento 

Venha nos visitar no LinkedIn 

 

Mais informações
E-mail: comissao.direitoshumanos@ufpe.br

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Visor de contenido web Visor de contenido web

Portlets anidados Portlets anidados

Publicador de contenidos Publicador de contenidos

Atrás

Professora da UFPE toma posse como integrante da Comissão de Ética da Presidência da República

Com a nomeação, o Colegiado passa a ter maioria feminina pela primeira vez desde sua criação

Com informações da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

A professora da Faculdade de Direito do Recife (FDR) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Maria Lúcia Barbosa é a nova integrante da Comissão de Ética Pública (CEP) da Presidência da República. A assinatura do termo de posse ocorreu na última segunda-feira (dia 31). Com a nomeação da professora Maria Lúcia Barbosa pelo Presidente Lula, o Colegiado passa a ter maioria feminina pela primeira vez desde sua criação.

“Recebi do Presidente Lula o honroso convite para integrar a Comissão de Ética Pública, encargo que assumo feliz, com responsabilidade, compromisso e pautada pelos valores orientadores da ética na alta gestão do Poder Executivo. Agradeço a confiança de Manoel Caetano Ferreira Filho, em nome de quem, e em conjunto com os demais colegas Conselheiras, Conselheiros e servidores, exercerei esta função pública”, afirmou a professora Maria Lúcia Barbosa.

O papel da Comissão de Ética Pública é orientar e aconselhar autoridades do Poder Executivo Federal sobre condutas éticas, contribuindo para o fortalecimento da integridade pública no Brasil. Ou seja, ela atua como instância consultiva do Presidente da República e de Ministros de Estado em matéria de ética pública, também responsável por administrar a aplicação do Código de Conduta da Alta Administração Federal (CCAAF) e dirimir dúvidas acerca da interpretação tanto das normas do CCAAF quanto do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.

Doutora e mestra em Direito pela UFPE, com período de pesquisa na Universitat de València (Espanha), Maria Lúcia atua nas áreas de Direito Constitucional, Direitos Humanos, Direito Ambiental, Teoria Geral do Estado e Seguridade Social. Desde 2019, é Assessora do Gabinete do Reitor da Universidade. Atualmente, ela coordena a área acadêmica de Direito Constitucional, Teoria Política e Direitos Humanos na mesma instituição.

A nova conselheira também é vice-coordenadora da Rede Internacional de Sustentabilidade Universitária da UFPE, iniciativa que promove a integração institucional à Agenda 2030 da ONU e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Maria Lúcia desenvolve projetos de pesquisa voltados à sustentabilidade universitária, ao constitucionalismo latino-americano e aos direitos fundamentais, com especial atenção às questões de gênero e justiça social. Sua trajetória profissional ainda engloba funções em diversas outras instituições de ensino e na advocacia.

Fecha de la última modificación: 07/04/2025, 11:14

Publicador de contenidos Publicador de contenidos

Visor de contenido web Visor de contenido web

EDR
3879-5988
Grupos de Pesquisa
3879-5988

Visor de contenido web Visor de contenido web