Publicador de contenidos Publicador de contenidos

Nova publicação da Editora UFPE aborda técnica de beneficiamento de minérios

Livro tem como proposta servir como material didático para estudantes de Engenharia de Minas e como obra de referência para profissionais e pesquisadores

A Editora UFPE acaba de incluir em seu catálogo de livros impressos a obra “Flotação: em nova abordagem”, de autoria de Carlos Adolpho Magalhães Baltar, professor aposentado do Departamento de Engenharia de Minas do Centro de Tecnologias e Geociências (CTG) da UFPE. A publicação, que aborda um dos principais processos de beneficiamento de minérios utilizados no mundo, pode ser adquirida ao preço de R$ 180 através do site do órgão suplementar ou diretamente com o autor, pelo e-mail carlos.baltar@ufpe.br. Na primeira semana de disponibilização, já foram vendidos 51 exemplares.

O objetivo do livro é servir, ao mesmo tempo, como compêndio didático para alunos de Engenharia de Minas e como título de referência para profissionais e pesquisadores que já atuem com a técnica da flotação, uma vez que discute de forma clara e objetiva os principais aspectos relacionados ao processo: fundamentos, sistema de reagentes, equipamentos mais usuais, variáveis operacionais e influência das características físicas dos minérios e dos ambientes químicos na fase líquida. A publicação da obra contou com o apoio da Mineração Caraíba S/A e da AngloAmerican.

A flotação é considerada a mais versátil e eficiente técnica de beneficiamento de minérios, sendo também a mais complexa. O método explora as diferenças entre características superficiais dos diversos minerais, que podem ser manipuladas por meio do emprego de reagentes que desempenham diferentes funções. O sucesso indiscutível da flotação na indústria mineral deve-se à ampla aplicabilidade, à eficiência na separação, à maior tolerância aos finos e à facilidade de utilização em larga escala. Há uma tendência mundial de aumento da demanda por metais e outros bens minerais, processo que implica a necessidade de lidar com alguns desafios, como a necessidade de extrair minerais em reservas com teores mais baixos e a tendência de ter que se lidar com o processamento de partículas ultrafinas de minérios. O aprimoramento dos processos de flotação ganha ainda mais relevância nesse contexto.

Ao longo de 19 capítulos e 537 páginas, a obra traz para estudantes, engenheiros e pesquisadores da área de processamento mineral uma abordagem completa da flotação, nos seus aspectos fundamentais e tecnológicos, tais como: princípios da flotação, funções dos reagentes coletores, modificadores orgânicos e inorgânicos, espumantes, equipamentos de processamento e fatores operacionais de flotação. O livro apresenta ainda uma abordagem especial sobre os processos eletroquímicos na flotação de sulfetos, recuperação de água de processo e as técnicas de concentração de finos de minério.

O autor trabalha há mais de 40 anos com a flotação e acompanha regularmente há décadas o que se tem publicado sobre a técnica nas principais revistas especializadas do mundo. A obra nasceu da inquietação do autor como docente da disciplina Flotação, ao ser constantemente perguntado pelos alunos a respeito de qual livro sobre a temática deveriam seguir. Em uma das apresentações da obra, o professor Antonio Eduardo Clarck Peres, da Universidade Federal de Minas Gerais, afirma que o livro “sem perder sua utilidade como material didático, se aprofunda mais nos fundamentos, nas raízes científicas do processo e estimula o interesse na resolução de problemas científicos e técnicos”.

Fecha de la última modificación: 05/11/2021, 16:26