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Cerimônia marca lançamento de 34 livros digitais publicados com apoio da UFPE

Obras integram uma biblioteca digital básica para uso em sala de aula e na formação de estudantes de graduação e pós-graduação

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realizou, na sexta-feira (4), a solenidade de lançamento dos 34 livros digitais (e-books) editados e publicados por meio do Edital Simplificado nº 14/2020 de Incentivo à Produção e Publicação de Livros Digitais. Todos os livros já estão disponíveis gratuitamente, na página da Editora UFPE, para o público em geral. As obras formam uma biblioteca digital básica em várias áreas do conhecimento que será usada em sala de aula na formação acadêmica dos estudantes de graduação e pós-graduação. Todos os trabalhos publicados são fruto de atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas por professores, estudantes e técnicos da UFPE.

Foto: Bernardo Sampaio

Evento ocorreu no Auditório João Alfredo, na Reitoria

O edital – parceria exitosa firmada entre a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e editora – foi publicado em novembro de 2020 e ficou aberto à submissão de projetos até o dia 2 de abril do ano passado. A chamada recebeu 35 propostas de livros, todos contemplados. A diretora de Finanças e Infraestrutura de Graduação (Difi/Prograd), Fernanda Alencar disse que, inicialmente, seriam apoiados 30 projetos. No entanto, devido a um recurso adicional, foi possível publicar mais livros, um deles com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc). “Tivemos uma procura importante nessa edição. Nunca tínhamos tido tanto interesse da comunidade”, comemora. Para atender à demanda, a Universidade investiu cerca de R$ 500 mil.

O diretor da Editora UFPE, Junot Matos, presente à mesa do evento, explicou que o edital permite que a UFPE ofereça à sua comunidade a oportunidade de produzir e socializar sua produção. “Isso é uma face do nosso ‘ser universidade’, a produção de professores, de estudantes, de técnicos que oferecemos para toda a comunidade interna e externa à instituição”, observa. Junot lembrou, por outro lado, que o trabalho conjunto entre Prograd e editora possibilita que a UFPE cumpra a sua finalidade pública. “Temos a alegria de poder dizer que, em um ano de portal, nós já tivemos quase 35 mil downloads gratuitos dos nossos trabalhos”, destaca. O novo portal da Editora UFPE, lançado ano passado, já contabiliza 180 mil acessos.

Na opinião do reitor Alfredo Gomes, que prestigiou o lançamento, a iniciativa integra políticas que conferem uma dimensão de transparência, democratização e participação às ações da Universidade. Essas, por sua vez, são executadas a partir de critérios definidos, a exemplo do edital. “Nós temos insistido nessa lógica nas várias áreas em que temos atuado. Esse edital, especialmente, é fruto de um trabalho bastante articulado. Não se trata apenas de imaginar o processo, mas de sua materialização”, justifica. O reitor lembrou que a UFPE, além de envolver a Prograd e a editora durante todas as etapas do edital, lançou mão de uma participação expressiva de especialistas externos à Universidade, que trabalharam no processo de julgamento a partir dos critérios estabelecidos pela instituição. “Uma das tarefas é também qualificar o processo para que nós tenhamos material e livros de qualidade”, justificou.

A cerimônia, realizada no Auditório João Alfredo, da Reitoria, contou com expressiva participação da comunidade acadêmica, com a presença dos autores e autoras das obras publicadas. Também estiveram presentes a pró-reitora de Graduação, Magna Silva; o vice-diretor do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), Ricardo Medeiros, na representação de todos os centros acadêmicos da UFPE, e a diretora da Biblioteca Central (BC) e do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB), Andréia Alcântara.

Confira a lista de livros publicados e disponíveis gratuitamente no site da Editora UFPE

“Diálogos Entre Ações Extensionistas, Ensino e Pesquisa no Centro de Educação da UFPE em Tempos Pandêmicos: formar, resistir, cuidar”
Proponente: Maria Sandra Montenegro Silva Leão

“O Cultivo da Atenção Integral em Espaços Educacionais: meditação e ludicidade como alternativa à medicalização da infância”
Proponente: Aurino Lima Ferreira

“Atenção Farmacêutica: um cuidado essencial”
Proponente: Michelle Melgarejo da Rosa

“Um Olhar Anatômico Sobre Nove Espécies de Apocynaceae Ocorrentes em Recife (PE)”
Proponente: Karina Perrelli Randau

“Guiando Almas Femininas: a educação protestante da mulher em impressos confessionais no Brasil e em Portugal (1890-1930)”
Proponente: Sandra Cristina da Silva

“A Linguagem da Reportagem”
Proponente: Yvana Carla Fechine de Brito

“Fundamentos Sociofilosóficos da Educação e Educação a Distância (EAD): uma cartografia de relações, oposições e contribuições”
Proponente: Marcelo Sabbatini

“Gestão de Unidades de Informação na Atualidade”
Proponente: Edilene Maria da Silva

“Guia Teórico-Prático de Anatomia Vegetal: identificando células e tecidos”
Proponente: Emília Cristina Pereira de Arruda

“Metodologia Ativa de Aprendizagem: casos de ensino na área de Administração”
Proponente: Yákara Vasconcelos Pereira

“Por uma Epistemologia dos Processos de Regionalismo. Qual Matriz Disciplinar: Ciência Política ou Relações Internacionais?”
Proponente: Marcelo de Almeida Medeiros

“Guia de Boas Práticas e Procedimentos Operacionais Padrão para o Diagnóstico da Covid-19”
Proponente: Michelly Cristiny Pereira

“Cultura Participativa na Ficção Seriada”
Proponente: Diego Gouveia Moreira

“Corpo, Exercício Físico, Esporte e Bem-Estar: promovendo cuidados com a saúde em tempos de Covid-19”
Proponente: Isabeli Lins Pinheiro

“Autoconsciência, Consciência e Cognição de Alta Ordem: perspectivas em Psicologia Cognitiva”
Proponente: Alexsandro Medeiros do Nascimento

“Brasil e China nas Relações Internacionais: temas e debates”
Proponente: Marcos Ferreira da Costa Lima

“Democratizando o Acesso ao Sistema Interamericano de Direitos Humanos: estratégias para promoção local dos Direitos Humanos”
Proponente: Flavianne Fernanda Bitencourt Nóbrega

“Educação das Relações Étnico-Raciais numa Abordagem Afrocentrada”
Proponente: Maria da Conceição dos Reis

“As Práticas Educativas da Formação e Ação dos Grupos de Estudos Étnico-Raciais”
Proponente: Ana Claudia Rodrigues da Silva

“Conhecimentos Sobre Engenharia Solar Térmica: Geometria Solar e Coletor Solar Plano”
Proponente: André Felippe Vieira da Cunha

“Narrativas de Travessia: relações entre literatura, cinema e exílio”
Proponente: Karine da Rocha Oliveira

“Biossegurança: um despertar para a sociedade”
Proponente: Maria Betania Melo de Oliveira

“Empreendedorismo na Área Tecnológica: experiências em tempos de desafios”
Proponente: Iris Eucaris de Vasconcelos

“Cidade, Arquitetura e Desamparo: uma abordagem psicanalítica da edificação do Ambiente Construído”
Proponente: Lúcia Leitão Santos

“Casos Práticos de Contabilidade Aplicada ao Setor Público: inovações como respostas à Covid-19”
Proponente: Fernando Gentil de Souza

“Políticas de Narrativas na Pesquisa em Psicologia”
Proponente: Jaileila de Araújo Menezes

“Visualidades, Cultura e Imaginário: pressupostos poéticos e sensíveis para a educação e a arte”
Proponente: Daniela Nery Bracchi

“Design Como Correspondência: Antropologia e participação na cidade”
Proponente: Maria Cristina Ibarra Hernández

“Estudantes Africanos e Africanas no Brasil (Anos 1960)”
Proponente: Luiza Nascimento dos Reis

Fecha de la última modificación: 08/03/2022, 15:41