Departamento de Antropologia e Museologia

Publicador de contenidos Publicador de contenidos

Atrás

Nota sobre o Museu Nacional

O conjunto de docentes e discentes do Departamento de Antropologia e Museologia, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pernambuco e do Curso de Graduação em Museologia, exprime a sua profunda indignação ao receber a notícia do incêndio no Museu Nacional, ocorrido na noite de 2 de setembro de 2018.

As notícias circuladas nas últimas horas alimentaram tal sentimento. A incomensurável perda dos objetos conservados no Museu, se junta à destruição de um dos mais relevantes símbolos da cultura brasileira. Como profissionais que operam no campo da preservação, dos estudos de culturas, e das ciências sociais como um todo, esta consternação se torna objeto de raiva à luz das políticas públicas voltadas à preservação do patrimônio cultural, que sistematicamente visam a desvalorização do patrimônio existente. Políticas que são perpetuadas através da progressiva redução de financiamentos e, ainda de modo mais relevante, com evidente e escancarada falta de prioridade e planejamento em relação à preservação. Nos últimos anos, temos assistido com imensa preocupação o volumoso deslocamento de recursos públicos das instituições comprometidas com a pesquisa e o debate sobre políticas de preservação e constituição do patrimônio cultural – das quais o Museu Nacional é destacado exemplo – para novos equipamentos fortemente pautados no estímulo do mercado de turismo pouco comprometido com a prática cotidiana da cultura.

Com esta nota queremos exprimir a nossa profunda solidariedade com o conjunto de docentes, discentes, funcionários, e com todas as pessoas que mantêm uma relação afetiva com os espaços do Museu Nacional. Solidarizamo-nos com essa perda, também tão nossa, e nos disponibilizamos para suportar uma rápida e efetiva restauração do Museu Nacional naquilo que ela possa vir a ser, bem como conjunto de espaços, coleções, e centros de pesquisa. Que esse luto converta-se, portanto, em força para reorientar as prioridades do Estado e fortalecer os laços inquebráveis entre o povo brasileiro e sua cultura.

Fecha de la última modificación: 04/09/2018, 15:26

Visor de contenido web Visor de contenido web

Secretaria
2126.7380
Secretaria do Curso de Bacharelado em Museologia
2126.7380

Visor de contenido web Visor de contenido web

Visor de contenido web Visor de contenido web