Departamento de Antropologia e Museologia

Publicador de contenidos Publicador de contenidos

Atrás

As Implicações da Etnografia Online

Considerando a necessidade de muitos dos nossos alunos de intensificarem suas pesquisas no ambiente da internet por conta da pandemia da Covid-19, o Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPE desenvolveu este minicurso sobre etnografia online que tem início já nesta quinta-feira, 02/07, às 14:30h

 Se as relações entre seres humanos e máquinas é um tema já presente na antropologia a partir dos anos cinquenta, é a partir dos anos oitenta, com a criação do worldwideweb que a etnografia começa a se confrontar com a necessidade de explorar estes novos campos. Etnografia da infraestrutura, netnografia, etnografia digital, ciberetnografia são algumas das metodologias de pesquisas que remetem a específicas e diferenciadas epistemologias e que foram teorizadas nos últimos trinta anos.
Este minicurso propõe uma introdução a este campo de pesquisa. A progressiva introdução de uma componente virtual de pesquisa é algo já presente nos trabalhos etnográficos há muito tempo. O contexto atual impulsionou esta tendência e ainda impõe uma maior atitude crítica sobre a virtualização das pesquisas. A proposta do minicurso é de apresentar estratégias para estruturação das etnografias em redes online. Metodologicamente, o minicurso é estruturado em seminários virtuais onde pesquisadores refletem, a partir das próprias pesquisas, sobre as implicações epistemológicas e teóricas de suas práticas.

Mais informações no e-mail: etnografiaonline@gmail.com

 

 

 

 

 

Fecha de la última modificación: 29/06/2020, 19:40

Visor de contenido web Visor de contenido web

Secretaria
2126.7380
Secretaria do Curso de Bacharelado em Museologia
2126.7380

Visor de contenido web Visor de contenido web

Visor de contenido web Visor de contenido web