Departamento de Ciências Farmacêuticas

Navegación Navegación

Publicador de contenidos Publicador de contenidos

Atrás

UFPE será um dos quatro Centros de Vacinação Pediátrica da Prefeitura da Cidade do Recife

Inicialmente, poderão receber a vacina crianças de 5 a 11 anos com doença neurológica crônica, Autismo e Síndrome de Down

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) será um dos quatro pontos de vacinação exclusivos selecionados pela Prefeitura da Cidade do Recife (PCR) para a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19 a partir de amanhã (15). Neste primeiro momento, poderão receber a vacina pediátrica da Pfizer crianças com doença neurológica crônica, Autismo e Síndrome de Down, assim que o Ministério da Saúde disponibilizar o imunizante, que é recomendado e autorizado pelas autoridades sanitárias. O cadastro e o agendamento serão realizados via aplicativo ou site do Conecta Recife. 

A UFPE participa do Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação contra a Covid-19. Na reunião mais recente, realizada esta semana, foi explicado que outros grupos serão contemplados nas próximas etapas, com a chegada de mais doses da vacina para estados e municípios. Com o envolvimento de muitos setores administrativos internos da UFPE, no apoio à organização da imunização junto à PCR, foram realizadas agendas conjuntas e visitas técnicas aos espaços da Universidade. A PCR optou por realizar a vacinação no Centro de Convivência da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proaes), por apresentar condições que atendem ao desafio da vacinação. O centro fica ao lado da Casa do Estudante Masculina e atrás do Núcleo de Pesquisa em Inovação Terapêutica - Suely Galdino (Nupit-SG). O campus será sinalizado para indicar o local.

O reitor Alfredo Gomes destaca a grande importância da parceria entre a UFPE e a PCR para a implantação deste centro de vacinação para as crianças de 5 a 11 anos. “Gostaria de deixar uma mensagem para todas as famílias, especialmente os pais, mães e responsáveis, que é muito importante que tragam seus filhos para se vacinar. A vacinação é um meio seguro de preservação da vida e com esta nós não podemos brincar”, afirma. Para o reitor, a imunização representa ainda uma forma de confiança na ciência. “A vacina é segura e testada internacionalmente por meio de critérios científicos e técnicos rigorosos. Crianças perderam suas vidas devido à covid-19 e precisamos fazer o enfrentamento adequado. A vacina é, sem sombra de dúvida, o meio mais seguro para que a gente faça esse enfrentamento”, lembra.

O vice-reitor Moacyr Araújo – que também é coordenador do Grupo de Trabalho para Enfrentamento da Covid-19 (GT Covid-19) da UFPE – reafirma que a UFPE, desde o primeiro momento, esteve à disposição das autoridades sanitárias, de todos os níveis governamentais, seja em espaço físico, capacitação, especialistas e equipamentos.

DOENÇAS – São consideradas doenças neurológicas crônicas: doença cerebrovascular (acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico; ataque isquêmico transitório; demência vascular); doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular; deficiência neurológica grave; doença neurológica com comprometimento de deglutição ou situação que aumente risco de doença pulmonar, doenças infectocontagiosas ou doença cardiovascular; Acidente Vascular Encefálico; Mielite Transversa; Paralisia cerebral com descrição de limitações; e esclerose múltipla.

DOCUMENTAÇÃO – De acordo com a PCR, os pais ou responsáveis deverão estar presentes no momento da vacinação, manifestando a sua concordância. É preciso levar documento oficial da criança, comprovante de residência em nome de um dos pais ou responsável legal e documento que comprove filiação/responsabilidade por meio de documento oficial. Além disso, é necessário levar declaração disponibilizada no site Conecta Recife ou laudo médico, devidamente preenchidos e assinados, que comprovem uma das condições das crianças a serem vacinadas nesta etapa. Crianças com Síndrome de Down só precisam apresentar documento de identificação, sem necessidade de comprovante médico. No Recife, não há necessidade de prescrição médica recomendando o uso da vacina contra a covid-19. 

CADASTRO – A estimativa populacional é de 159.558 crianças entre 5 e 11 anos no Recife, segundo estimativa do Ministério da Saúde, baseada no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A PCR informa que mais de 40 mil delas já estão cadastradas no Conecta Recife e que o cadastro é fundamental para que a gestão possa continuar o planejamento da imunização deste público.

OUTROS PONTOS – Os outros três pontos de vacinação infantil no Recife são: o Centro Sest/Senat, no Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Avenida Beberibe, 3620, Porto da Madeira); o Centro Universo, na Universidade Salgado de Oliveira (Avenida Mascarenhas de Morais, 2.169, Imbiribeira); e o Centro Católica, na Universidade Católica de Pernambuco (Rua do Príncipe, 526, Boa Vista).

Fecha de la última modificación: 17/01/2022, 17:24

Visor de contenido web Visor de contenido web

Secretaria
(81) 2126-8510
Coordenação da Graduação
2126-8578
Coordenação da Pós-Graduação
2126-7515
Farmácia Escola
3302-6591 / 3302-6592 / 3302-6593
Laboratório de Análises Clínicas
2126-8511 (37)

Visor de contenido web Visor de contenido web