Cultura
- UFPE/
- Institucional/
- Cultura/
- Notícias/
- UFPE lança concurso de fotografia sobre o bairro da Várzea dentro da programação do I FUSCA
Navegación Navegación
Publicador de contenidos Publicador de contenidos
UFPE lança concurso de fotografia sobre o bairro da Várzea dentro da programação do I FUSCA
Iniciativa vai premiar olhares criativos sobre o território e integrar exposição durante o Festival Universitário de Saberes em Cultura e Artes

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio da Superintendência de Cultura (Supercult), lançou na terça-feira (29) a chamada para o concurso de fotografia “Várzea: Tramas de um lugar sentido”, que integra a programação do I Festival Universitário de Saberes em Cultura e Artes (FUSCA). Voltado a fotógrafos amadores ou profissionais residentes em Pernambuco e maiores de 16 anos, o concurso tem como objetivo valorizar olhares sensíveis, criativos e diversos sobre o bairro da Várzea e seu entorno, onde está situado o Campus Recife da UFPE.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até 15 de agosto, por meio do formulário on-line disponível na chamada pública (www.ufpe.br/supercult). Cada participante poderá inscrever apenas uma fotografia, que deve ser enviada em formato JPEG ou PNG, com resolução mínima de 300 DPI e tamanho máximo de 10 MB.
As imagens selecionadas por uma comissão curatorial composta por profissionais da área e representantes da Supercult irão compor a exposição “Várzea: Tramas de um lugar sentido”, a ser inaugurada durante a programação oficial do I FUSCA, em setembro, no foyer do Cinema da UFPE.
Além da participação na exposição, os trabalhos selecionados disputarão uma votação popular presencial durante a semana do festival. As três fotografias mais votadas receberão premiação especial: um kit com impressora fotográfica portátil para smartphones, certificado de obra mais votada e troféu do I FUSCA.
A iniciativa está alinhada ao tema central da primeira edição do festival – “Tempo e território: o que gira ao seu redor” –, que propõe uma reflexão sobre as múltiplas temporalidades e dinâmicas que atravessam os espaços urbanos e os modos de vida. No caso da Várzea, território com forte densidade histórica, cultural e afetiva, a proposta é provocar narrativas visuais que revelem sua complexidade, memória e vivências cotidianas.
O regulamento completo está na chamada pública disponível no site da Supercult. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail superintendencia.cultura@ufpe.br.