Cultura
- UFPE/
- Institucional/
- Cultura/
- Notícias/
- Conselho Universitário aprova concessão de títulos honoríficos ao radialista Hugo Martins e às docentes Eliete Santiago e Gisélia Alves
Navegación Navegación
Publicador de contenidos Publicador de contenidos
Conselho Universitário aprova concessão de títulos honoríficos ao radialista Hugo Martins e às docentes Eliete Santiago e Gisélia Alves
Os títulos homenageiam técnicos e docentes aposentados pelas trajetórias de destaque e serviços prestados à instituição e à sociedade
O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) aprovou, na manhã de hoje (terça, 29), a concessão de três títulos honoríficos: Técnico-Administrativo em Educação Emérito para Hugo Martins Silva e Professora Emérita para Maria Eliete Santiago e Gisélia Alves Pontes da Silva. Os títulos reconhecem e homenageiam técnicos e docentes aposentados por suas trajetórias de destaque e pelos serviços prestados à instituição e à sociedade. A reunião do Consuni foi realizada no auditório Reitor João Alfredo, que fica na Reitoria, no Campus Recife.
Hugo Martins Silva nasceu em 2 de maio de 1937, em Rio Tinto, na Paraíba. Iniciou sua vida profissional, em 1956, na Rádio Clube de Pernambuco, onde atuou como operador de som, ao mesmo tempo em que se dedicava aos estudos em Rádio Teatro. Na década de 1960, foi convidado a integrar o quadro da Rádio Universitária AM da UFPE, assumindo inicialmente a função de assistente de direção.
Em 1967, assumiu a função de programador geral da Rádio Universitária. Em 1968, com a criação da TV Universitária, foi o responsável pela escolha da trilha musical de abertura da nova emissora, optando pela composição “Maracatu de Chico Rei”, de Francisco Mignone. Manteve-se como colaborador do Núcleo de Televisão e Rádios Universitárias mesmo após o encerramento formal de suas atividades, em 1972.
Ao longo de sua carreira, Hugo Martins também passou pela Rádio Continental, TV Jornal do Commercio, Sistema Globo de Rádio, além de ter ministrado aulas de sonoplastia no curso de Radialismo da Escola Técnica Federal de Pernambuco. Ele ainda atuou no campo das artes cênicas, como sonoplasta e como autor de peças infantis, e na área musical, como compositor.
A proposta de concessão do título de Técnico-Administrativo em Educação Emérito a Hugo Martins Silva foi encaminhada pelo Núcleo de Televisão e Rádios Universitárias, em nome da Superintendência de Comunicação.
Maria Eliete Santiago tem graduação em Pedagogia pela UFPE (1971), Mestrado em Educação: Supervisão e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC-SP (1987) e Doutorado em Ciências da Educação pela Université Paris Descartes - Paris V (1994). Ela ingressou na UFPE, em 1995, após aprovação em concurso público para o cargo de professora no Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional, atual Departamento de Políticas e Gestão da Educação, do Centro de Educação (CE), Campus Recife. Em 2009, ascendeu à classe de professora titular. Sua aposentadoria ocorreu em 9 de maio de 2022, totalizando mais de 26 anos de dedicação à UFPE.
Em sua trajetória acadêmica, destacou-se no ensino, pesquisa, extensão e administração universitária, sendo reconhecida por seus estudos sobre Paulo Freire, patrono da educação brasileira. Na graduação, ministrou disciplinas fundamentais na formação de pedagogos, além de contribuir para a reforma curricular do curso de Pedagogia. Na pós-graduação, foi uma das responsáveis pela criação do Núcleo de Formação de Professores e Prática Pedagógica, orientando dezenas de dissertações e teses.
Sua pesquisa sempre esteve alinhada à perspectiva freireana e às temáticas da formação docente, currículo e relações étnico-raciais. Na extensão, coordenou inúmeros projetos voltados à formação de professores da educação básica, estabelecendo parcerias institucionais relevantes. Além disso, é idealizadora da Cátedra Paulo Freire, espaço de estudo e socialização da pedagogia freireana na UFPE. No âmbito administrativo, exerceu funções estratégicas, incluindo a vice-direção do Centro de Educação (2008-2012), coordenando iniciativas importantes para a qualificação da formação docente e para a estruturação acadêmica da instituição.
A proposta de concessão do título de Professora Emérita a Maria Eliete Santiago foi encaminhada pelo Pleno do Departamento de Políticas e Gestão da Educação do CE, Campus Recife.
Gisélia Alves Pontes da Silva possui graduação em Medicina pela UFPE (1973), Mestrado em Pediatria pela UFPE (1982) e Doutorado em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria pela Universidade Federal de São Paulo - Unifesp (1991). Iniciou a docência na UFPE, em 1979, e aposentou-se, em 2019, como professora titular.
Paralelamente à sua atuação como docente, Gisélia Alves desenvolveu uma respeitada carreira como pesquisadora. Seus estudos sobre epidemiologia de distúrbios nutricionais, crescimento e desenvolvimento infantil e gastroenterologia pediátrica contribuíram significativamente para o avanço do conhecimento na área. Ademais, Gisélia Alves exerceu um papel fundamental como orientadora e professora nos Programas de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente e em Nutrição da UFPE, totalizando quase 100 orientações de dissertações e teses.
Gisélia Alves também desempenhou atividades docentes e assistenciais no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) e foi membro gestora da Sociedade de Pediatria de Pernambuco. Desde setembro de 2020, é membro da Academia Pernambucana de Medicina.
A proposta de concessão do título de Professora Emérita a Gisélia Alves Pontes da Silva foi encaminhada pelo Pleno da Área Acadêmica de Pediatria do Centro de Ciências Médicas (CCM), Campus Recife.
*Foto de Alexsandro Fonseca