Encontro tem como tema central “Ler e escrever na Educação Infantil: o quê, para quê e como?”
Trocar experiências sobre instituições de ensino superior que abrigam unidades para crianças menores de seis anos em seus campi é o objetivo do II Encontro de Instituições de Educação Infantil em Universidades Públicas, que começou ontem (8) e termina hoje (9) no Auditório Professor Denis Bernardes, no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Foto: Passarinho
Encontro promove troca de experiências entre diversas instituições
Voltado para os profissionais da área, o encontro tem como tema central “Ler e escrever na Educação Infantil: o quê, para quê e como?” O encontro é realizado pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe), por meio da Diretoria de Qualidade de Vida (DQV), e pelo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professor Paulo Rosas, localizado no Campus Recife, em parceria com a Prefeitura do Recife.
O encontro teve início com uma apresentação musical das crianças do CMEI Professor Paulo Rosas. Em seguida, aconteceu a mesa de abertura. “Esta é uma oportunidade para dialogar sobre como essas práticas estão sendo construídas”, afirmou a diretora do CMEI, Keila Patrícia Macedo. “O essencial nessa primeira infância é brincar e não se pode perder isso de vista”, disse.
Coordenadora de ações pedagógicas do CMEI, a professora Ana Carolina Perrusi Alves Brandão, do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE), destacou a importância do encontro dos professores que atuam em educação infantil no campus. “Esperamos que esse encontro renda ainda mais frutos do que o anterior, realizado em 2014”, falou a diretora de Qualidade de Vida (DQV) da Progepe, Rossana Wanderley
O pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças (Proplan), Thiago Galvão, frisou que o desenvolvimento de metodologias para gerar mais conhecimento é essencial para construir o futuro. “A transformação social é o desafio da universidade pública”, lembrou. “A gente tem condições de fazer educação pública de qualidade em todos os níveis”, destacou o diretor do Centro de Educação (CE), professor Alfredo Macedo Gomes.
A gerente de Alfabetização e Letramento da Educação Infantil e Anos Iniciais da Secretaria de Educação do Recife, Renata Jatobá, ressaltou a importância de parcerias como essa na área de educação. A chefe de gabinete da UFPE, Lenita Almeida, afirmou que existe inclusive um desejo de ampliação da atuação do Colégio de Aplicação (CAp) também para as séries iniciais.
PALESTRA - A palestra de abertura ficou por conta da professora Maria Emília López, diretora do Jardim Maternal da Universidade de Buenos Aires, que falou sobre a aproximação dos desafios no Brasil e na Argentina. “Essas creches têm a função especial de ser um espaço de formação, investigação e extensão universitária”, destacou a professora Ester Rosa, do Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais (DPOE).