Encaminhamentos de propostas começaram nesta quarta (8) e seguem até o dia 5 de março

O Programa de Requalificação do Parque de Ciências José Leite Lopes, da Coordenadoria do Ensino de Ciências do Nordeste (Cecine), divulga inscrições, neste site pela internet, para docentes e técnicos administrativos, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), realizarem projetos científicos, como oficinas e minicursos, na iniciativa.
Conforme o edital, os encaminhamentos das propostas começaram nesta quarta-feira (8) e as inscrições continuam abertas até 5 de março deste ano. As propostas devem ter os objetivos de promover a integração de atividades educacionais, culturais e científicas e a formação de estudantes de graduação e pós-graduação de diferentes cursos da UFPE.
Além disso, um dos pontos do programa é auxiliar na promoção da Educação de Jovens e Adultos (EJA) através de oportunidades e meios para reivindicar cidadania, estimular a interdisciplinaridade e o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras no espaço físico do Parque de Ciências José Leite Lopes.
As propostas de projetos devem contemplar uma ou mais destas áreas temáticas:
- Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: explorar dimensões culturais, sociais, históricas e artísticas do Parque de Ciências José Leite Lopes e que estejam focadas em educação, cidadania e inclusão social.
- Direito e Cidadania: iniciativas que utilizem o espaço do parque enquanto território de trocas de saberes e confluências de grupos tachados como minoritários, além de fomentar representações da sociedade civil organizada e promover debates sistêmicos e formativos, articulando-os com conhecimentos acadêmicos e pesquisas que reflitam anseios da sociedade.
- Educação Científica e Popularização da Ciência: atividades para estimular a disseminação do conhecimento científico e da educação científica, com foco em estudantes do Ensino Fundamental e Médio.
- Linguagens Artísticas: promoção, produção e fruição artística, nos espaços abertos do Parque, para performances, exposições e apresentações que busquem democratizar o acesso à arte, em suas múltiplas dimensões, principalmente para estudantes da educação básica.
- Saúde Física, Mental e Emocional: ações que promovam saúde e bem-estar, autocuidado, hábitos saudáveis, práticas de educação física e, por exemplo, a possibilidade de desenvolver circuitos de atividades físicas no espaço do Parque.
- Sustentabilidade e Meio Ambiente: iniciativas voltadas à educação ambiental, preservação do meio ambiente e sustentabilidade, como estudos de solo, gestão de resíduos e manutenção de espécies nativas.
- Tecnologia e Inovação: perspectivas que busquem o espaço do Parque para a experimentação de novas tecnologias e metodologias de ensino e aprendizagem, além de práticas interativas e projetos que fomentem a inovação no contexto educacional.
Dentre os critérios de avaliação das propostas, constam a relevância e inovação da proposta, adequação às áreas temáticas definidas e a contribuição para a requalificação e utilização sustentável do Parque de Ciências José Leite Lopes. As iniciativas selecionadas devem ser divulgadas, na data prevista de 10 de março, pela página do portal da Cecine.
CIÊNCIA (RE)QUALIFICADA – O Programa Requalificação Parque de Ciências José Leite Lopes busca efetivar ações para potencializar e expandir o uso do espaço às atividades propostas pela Coordenadoria de Ensino de Ciências do Nordeste (Cecine) da UFPE. A função do local é difundir, democratizar e promover a Educação Científica e Cultural. Instituído em 2004, o Parque é um local, de difusão de conhecimentos científicos à comunidade, para favorecer a popularização da ciência e da educação científica. O local possui como público, principalmente, estudantes da educação básica das redes estaduais e municipais de ensino. A iniciativa recebeu o nome José Leite Lopes em homenagem a este cientista pernambucano, que é considerado um dos grandes nomes da Física e tem reconhecimento de sua atuação no Brasil e pelo mundo.
Mais informações
(81) 2126-7030/8616
cecine@ufpe.br