Os 60 anos de ditadura militar e a luta popular são tema do primeiro encontro do Projeto Arrebol, com a participação dos docentes Evelyne Medeiros e Eduardo Mara, ambos do Departamento de Serviço Social da UFPE; e Juliana Esteves, da Faculdade de Direito do Recife (FDR). O evento ocorre neste sábado (31), a partir das 14h, no Espaço Memória da FDR. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas de forma on-line ou presencialmente, na entrada do evento.
No dia, será promovido o debate “As lições de resistência deixadas pelo processo de enfrentamento à ditadura militar no Brasil”, com a presença de Aton Fon Filho, atualmente advogado e membro da Consulta Popular que militou na Ação Libertadora Nacional (ALN) – organização dirigida pelo político, escritor e guerrilheiro Carlos Marighella. Haverá ainda a presença de Socorro Abreu, professora do Departamento de História da UFPE e membro do Núcleo de Documentação sobre os Movimentos Sociais de Pernambuco Dênis Bernardes (Nudoc) da UFPE.
Além do debate, o público confere a exposição “As lutas sociais sob a ditadura de 1964-1985”, organizada pelo Nudoc. Haverá ainda atividade cultural com o DJ Pós, idealizador do Melodia de Budega. O evento ocorrerá na Bodega Retraço, localizada ao lado da FDR.
O Projeto Arrebol consiste em um “espaço de encontros, de acolhida, de debate e de partilha (...) para juntar gente na contramão de toda forma de opressão, disposta a construir novas barricadas contra o fascismo nas ruas e nas mentes”. A iniciativa é organizada pela organização Consulta Popular - Pernambuco.