
O anfiteatro professor José Francisco Ribeiro Filho, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), será palco, no dia 25 deste mês, às 9h, da aula aberta “Ética em tempos de Inteligência Artificial”, com o professor e doutor na área de informática Geber Ramalho.
Pequisador com Inteligência Artificial (IA) há mais de 30 anos e um dos organizadores da disciplina “Ética e Inteligência Artifical”, do Centro de Informática (CIn) da UFPE, Geber Ramalho dialoga sobre a presença massiva da IA na vida das pessoas e como os benefícios e os problemas éticos surgem com seu desenvolvimento.
Dentre os benefícios sobre o uso de IA pela população, Geber destaca a utilização de suportes tecnológicos como rotas disponibilizadas pelo aplicativo Waze e conteúdos gerados por ChatGPT. Em relação às problemáticas existentes na utilização de IA, o professor da UFPE sinaliza que assuntos relacionados à falta de privacidade e às discriminações geradas por algoritmos preconceituosos podem ser apontados.
Mais informações
Instagram