Atrás

Ex-reitor da UFPE Mozart Neves Ramos recebe o título de Professor Emérito no dia 10 deste mês

A proposta de concessão do título foi apresentada pelo reitor Anísio Brasileiro e pela vice-reitora Florisbela Campos

Mozart foi reitor nos períodos de 1995 a 1999 e de 1999 a 2003

O ex-reitor da UFPE Mozart Neves Ramos, professor aposentado do Departamento de Química Fundamental (DQF) do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), recebe o título de Professor Emérito da Universidade, em sessão solene de outorga a ser realizada, no dia 10 deste mês, às 15h, no Auditório Reitor João Alfredo, na Reitoria, no Campus Recife. A homenagem é prestada em reconhecimento à contribuição científica, ao prestígio e à liderança do docente ao longo de sua carreira.

Mozart Ramos possui graduação em Engenharia Química pela UFPE (1977), doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1982) e pós-doutorado em Química pela Politécnica de Milão – Itália (1987-1988). Ingressou como docente da UFPE, em 1977, tendo se aposentado em 2013. Neste período, atuou na instituição como professor, pesquisador e gestor.

Foi chefe do Departamento de Química Fundamental (1989 a 1991), pró-reitor acadêmico (1992 a 1995) no reitorado do professor Éfrem de Aguiar Maranhão e, posteriormente, exerceu a função de reitor por dois mandatos, de 1995 a 1999 e de 1999 a 2003. Em seu reitorado, promoveu ação voltada à implantação do processo de avaliação institucional pelo Conselho de Reitores da Europa e pela Middle States Association (Estados Unidos). Essa ação marcou o início da avaliação da UFPE, bem como sua internacionalização na agenda institucional que, em paralelo à criação da Coordenação de Cooperação Internacional (CCI), colocou a UFPE em destaque nos meios acadêmicos internacionais.

O professor Mozart Ramos obteve destaque nacional presidindo o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação (1993) e a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – Andifes (2002/2003). Em janeiro de 2003, alguns meses antes do término do seu segundo mandato de reitor, o docente assumiu a Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (2003 a 2006) e, nesta condição, presidiu o Conselho Nacional de Secretários de Educação – Consed (2006). Foi também membro do Conselho Nacional de Educação (2005 a 2014) e presidente executivo do Todos Pela Educação (2007 a 2010).

Foi eleito pela Revista Época como uma das 100 pessoas mais influentes do Brasil (2008). Conquistou reconhecimento internacional como educador, recebendo o título de Educador Internacional do Ano – IBC Cambridge (2005). Recebeu, ainda, os títulos de Cavalheiro da Ordem do Mérito da República Italiana (2002) e Personalidade das Artes, Ciências e Letras da França (2006). Atualmente, é diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna.

O docente também possui uma vasta produção científica, sobre a qual se ressalta a autoria dos livros “Educação brasileira: uma agenda inadiável” (2015) e “Educação Sustentável” (2006). Ele é ainda coautor do livro “A Urgência da Educação” (2011).

TÍTULO – A proposta de concessão do título de Professor Emérito a Mozart Ramos foi apresentada pelo reitor Anísio Brasileiro e pela vice-reitora Florisbela Campos, tendo sido aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni) da UFPE, no último dia 20, em reunião realizada no Auditório Reitor João Alfredo, na Reitoria.

Fecha de la última modificación: 07/10/2019, 16:05