Publicador de contenidos Publicador de contenidos

Atrás

UFPE assina ordem de serviço da construção da terceira etapa do Centro de Bioterismo

Retomada da obra, parada há dez anos, teve início em abril e a previsão de entrega é em setembro

Foi assinada ontem (19) à tarde a ordem de serviço da construção da terceira etapa do Centro de Bioterismo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A solenidade aconteceu no terreno entre o Centro de Biociências (CB) e o Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (Lika), nas margens do Cavouco, com a presença de representantes da comunidade universitária.

Fotos: Anderson Lima

Assinatura foi nas margens do Cavouco, perto do CCSA

De acordo com o superintendente de Infraestrutura (Sinfra), Carlos Falcão, a retomada da obra, parada há dez anos, teve início em abril e a previsão de entrega é em setembro. Com um investimento de R$ 2.187.000, a obra envolve 1.300 m², sendo 1.200 m² de reforma e, aproximadamente, 85 m² de expansão. Onze cursos serão atendidos pelo Centro de Bioterismo. “É muito simbólico para a instituição ter um biotério deste porte”, afirmou.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Inovação (Propesqi), Pedro Carelli, o biotério impacta um grande número de pesquisadores. “Além dos pequenos laboratórios dos grupos de pesquisa, se a gente quer ter relevância, excelência de pesquisa e impacto, a gente precisa ter algumas infraestruturas estratégicas da universidade que sejam coletivas e multiusuários. Nada mais emblemático do que o biotério central”, disse.

O reitor Alfredo Gomes destacou a relação do espaço com o processo formativo, a elaboração de um projeto de governança dos espaços multiusuários e o desafio do contexto atual. “Grandes restrições orçamentárias impactam na capacidade de investimento e manutenção da infraestrutura”, lembrou. O reitor informou que a próxima obra a ser entregue será o Núcleo de Pesquisa em Inovação Terapêutica Suely Galdino (Nupit SG).

“Não podemos deixar de concluir o que iniciamos na Universidade”, ressaltou o vice-reitor Moacyr Araújo. “É muita ciência de qualidade, é muita formação que está associada a uma estrutura como essa do biotério.” Também marcaram presença a diretora do CB, professora Oliane Magalhães, representando os diretores de centro, e o sócio-diretor da Construtora Plínio Cavalcanti, Franklin Malta.

Fecha de la última modificación: 20/05/2022, 16:22

Visor de contenido web Visor de contenido web

Centro de Biociências (CB)
(81) 2126.8840 /2126.8358 Fax: (81) 2126.8350

Visor de contenido web Visor de contenido web