Publicador de contenidos Publicador de contenidos

Atrás

Artigo de doutoranda da UFPE lança alerta vermelho para conservação de espécies de primatas no NE

Estudo foi publicado na relevante revista da Universidade de Cambridge

O estudo “Habitat suitability for primate conservation in northeast Brazil”, produzido no grupo de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal da UFPE, sob orientação da professora Bruna Martins Bezerra, foi publicado na relevante revista da Universidade de Cambridge (Inglaterra). A pesquisa, fruto da tese de doutorado de Barbara Lins, investigou as áreas adequadas para ocorrência de três primatas ameaçados no Nordeste e prevê que até 98% das áreas apropriadas podem desaparecer no futuro, o que configura um alerta vermelho para a conservação de primatas do Nordeste.

Segundo o levantamento, 88% das áreas adequadas estão fora das áreas protegidas e apenas 24% estão localizadas em áreas com cobertura florestal. Embora não estejam dentro de áreas protegidas, 27% das áreas climaticamente adequadas são consideradas áreas prioritárias para conservação. As projeções futuras, considerando um cenário de mudança climática severa, indicam que A. belzebul, S. flavius e S. libidinosus podem perder até 94%, 98% e 54% de sua faixa adequada, respectivamente.

Fecha de la última modificación: 01/10/2020, 17:09

Visor de contenido web Visor de contenido web

Centro de Biociências (CB)
(81) 2126.8840 /2126.8358 Fax: (81) 2126.8350