Avisos del CAV Avisos del CAV

Atrás

Pesquisa sobre Escorpiões é destaque em plataforma de divulgação científica internacional

Pesquisa realizada no Centro Acadêmico de Vitória – CAV/UFPE que contribui para discussão a respeito da importância da peçonha de escorpiões da espécie Tityus stigmurus com relação ao comportamento alimentar é destaque no Springer Animal Science, importante plataforma de divulgação científica internacional.

Escorpiões amarelos da espécie Tityus stigmurus são comuns no nordeste do Brasil e responsáveis por inúmeros acidentes no estado de Pernambuco. Em pesquisa recente realizada no CAV/UFPE, pelo grupo de pesquisas Farmacologia de Substâncias Bioativas: Toxinas, produtos naturais e sintéticos liderado pelo Prof. Dr. René Duarte Martins, observou-se que estes animais podem regular o uso do veneno de acordo com o nível de ameaça presente no ambiente. Na pesquisa também ficou evidenciado elevado nível de ataque destes aracnídeos diante de possíveis presas, característica da família Buthidae, fato que justifica a prevalência de acidentes por estes animais com relação às outras espécies de escorpiões existentes no estado de Pernambuco.

A pesquisa possui autoria de André F.A. Lira, doutorando em Biologia Animal/UFPE e co-autoria de Adriana B. Santos,  Nathália A. Silva, sob supervisão do Professor  René D. Martins e desenvolvimento no Laboratório de Fisiologia e Farmacologia/ Laboratório de  Bioquímica Geral, Molecular e do Exercício, onde os animais são mantidos e as experimentações realizadas.

O trabalho encontra-se publicado com o título “Threat level influences the use of venom in a scorpion species, Tityus stigmurus (Scorpiones, Buthidae)”, no periódico  acta ethologica, October 2017, Volume 20, Issue 3, pp 291–295.

Clique no link para ler o artigo: http://bit.ly/2y27taj

Fecha de la última modificación: 05/10/2017, 14:59