Publicador de contenidos Publicador de contenidos

Atrás

Projeto Hígia PE distribui 5,5 mil protetores faciais para municípios pernambucanos

Equipamentos de proteção individual vão atender cerca de 50 instituições em diversos municípios

O Projeto Hígia doou 5,5 mil protetores faciais voltados para profissionais de saúde para o combate à Covid-19 ao Projeto Hígia PE, coordenado pelo Laboratório Grea3D, vinculado ao Departamento de Expressão Gráfica (DEG) do Centro de Artes e Comunicação (CAC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Já foram entregues gratuitamente mais de 1,7 mil protetores na semana passada e mais 1,5 mil serão distribuídos hoje (18), atendendo a quase 50 instituições em diversos municípios do estado.

Os equipamentos de proteção individual (EPIs) vêm se somar aos mais de 3 mil que já foram elaborados por meio de impressão 3D e distribuídos, principalmente, na Região Metropolitana do Recife (RMR), por meio do projeto de extensão “A fabricação digital no combate à Covid-19”. De acordo com o professor Sadi Seabra, coordenador do projeto, a doação da entidade nacional foi feita devido à grande demanda pelos EPIs nos hospitais e postos de saúde do interior de Pernambuco.

As máscaras elaboradas em Pernambuco foram feitas por meio de impressão 3D, realizada de acordo com o modelo definido pelo Projeto Hígia; porém, as doações vindas de São Paulo foram elaboradas por injeção de plástico, um método de confecção mais rápido. “As pessoas estão precisando muito dos EPIs nos hospitais, então, a demanda é muito grande”, ressalta o professor. “Nossa meta inicial era de 3 mil escudos, mas acredito que vamos passar de 10 mil entregas”, comemora.

EQUIPE – Participam do projeto o gerente de Tecnologia da Informação da Associação dos Docentes da UFPE (Adufepe), José Barbosa; os técnicos em eletrônica Danilo Lopes e Victor Cardoso, do Departamento de Engenharia Mecânica; o técnico em contabilidade Marcos Pereira, do CAC; os professores do DEG e membros do Grea3D Auta Laurentino, Pedro Aléssio e Letícia Mendes; o professor do Departamento de Design Walter Correia, do Laboratório de Concepção e Análise de Artefatos Inteligentes (Lacai); e a secretária do curso de licenciatura em Expressão Gráfica, Claudia Colaço.

Fecha de la última modificación: 18/05/2020, 16:58