Publicador de contenidos Publicador de contenidos

Atrás

Projeto de professora de Design da UFPE aprovado em edital da Universidade de Carleton

Ao todo, foram selecionados 20 projetos a serem desenvolvidos na África, Ásia e América Latina (apenas quatro no Brasil)

O projeto de pesquisa “Studying the use of artifacts to improve self-image and rebuild identity among female breast cancer survivors in Brazil”, a ser coordenado pela professora Débora Ferro, com a colaboração das professoras Kátia Araújo e Rosiane Alves, todas vinculadas ao Departamento de Design do Centro de Artes e Comunicação (CAC) da UFPE, foi aprovado em edital do Programa Gendered Design in STEAM (GDS), promovido pela Universidade de Carleton, no Canadá.

Ao todo, foram selecionados 20 projetos a serem desenvolvidos na África, Ásia e América Latina (apenas quatro no Brasil). A proposta aborda o universo simbólico das representações de corpo, abrindo caminhos para experimentos que relacionam a autoimagem feminina e o uso de artefatos sob a ótica do Gendered Design.

Nesta pesquisa, a principal questão que pretendemos estudar é o potencial do Design como veículo de ressignificação da autoimagem por mulheres mastectomizadas em virtude do câncer de mama. O estudo dialoga com uma antropologia focada na saúde e no corpo feminino, bem como busca a contribuição da psicologia social, ao investigar as representações sociais que as mulheres compartilham a respeito do seio e do corpo.

O edital é parte de um programa de pesquisa exploratória financiado pelo International Development Research Centre (IDRC, Canadá) e incentiva investigações em design direcionadas a questões de gênero em STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) em países de baixa e média renda (LMICs).

Mais informações
Programa Gendered Design in STEAM

Twitter
Instagram 

Fecha de la última modificación: 02/10/2020, 17:46