Publicador de contenidos Publicador de contenidos

Atrás

Pesquisa na Prática é tema de capacitação no próximo dia 15

A ação visa aprimorar habilidades de busca e uso de informações científicas

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio da equipe do projeto CapacitAção, promove no dia 15 de maio a capacitação “Pesquisa na prática”, destinada à comunidade acadêmica – discentes, docentes e técnicos administrativos em educação (TAEs). Será necessária a comprovação de vínculo. O curso ocorrerá presencialmente, das 8h30 às 12h, no anfiteatro Professor José Francisco Ribeiro Filho, localizado no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), com capacidade para cem pessoas. A ação visa aprimorar habilidades de busca e uso de informações científicas, com foco em estratégias práticas e recursos digitais essenciais para a produção acadêmica.

Conduzida pelas bibliotecárias Girlane Pergentino, mestranda em Ciência da Informação, e Roseane Mendonça, doutora na mesma área, a capacitação abordará conteúdos como estratégias de busca, uso de operadores booleanos, levantamento bibliográfico, manuseio de diferentes bases de dados e o ecossistema das publicações científicas – incluindo plataformas como Orcid, DOI, ResearchGate, Academia.edu, Qualis e Plataforma Sucupira.

As inscrições serão realizadas exclusivamente por meio de e-mail institucional da UFPE, nos dias 7 e 8 de maio, ou até o preenchimento das vagas, por meio do formulário on-line. Os inscritos que não conseguirem vaga direta entrarão automaticamente em lista de espera.

A atividade é voltada a quem deseja ampliar o domínio sobre ferramentas e práticas de pesquisa acadêmica, contribuindo com a qualidade e a efetividade dos trabalhos científicos desenvolvidos na Universidade.

Fecha de la última modificación: 05/05/2025, 18:19