Publicador de contenidos Publicador de contenidos

Atrás

UFPE recebe homenagem da Fundação Joaquim Nabuco

Fundaj concluiu as comemorações dos seus 75 anos

A UFPE, representada pelo reitor Alfredo Gomes, foi uma das instituições homenageadas ontem (segunda, 21) pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), com a concessão da Medalha Massanganana. A cerimônia ocorreu no Auditório Benício Dias, no Campus Gilberto Freyre, em Casa Forte, no Recife, e encerrou as comemorações pelos 75 anos de história da Fundação e celebração dos 76 anos de sua criação. Na ocasião, também foi homenageada a professora emérita da UFPE Silke Weber por sua trajetória na educação do Estado.

A presidente da Fundaj, professora Márcia Ângela Aguiar, entregou as medalhas comemorativas, destacando o papel da instituição no desenvolvimento de políticas de democratização do conhecimento, atividades educativas e projetos culturais. Na sessão solene, foram homenageados servidores, personalidades com vínculo com a Fundaj e instituições parceiras.

Em seu discurso, o reitor Alfredo Gomes destacou a sua trajetória acadêmica (fez o curso de Psicologia e fez o mestrado em Sociologia, ambos pela UFPE); a ligação com a professora Silke Weber, da qual foi aluno; e os estudos desenvolvidos pela Fundaj, que subsidiaram a dissertação dele, sobre o imaginário social da seca. “E hoje, em nome da UFPE, me sinto muito honrado em receber esta homenagem. A fundação merece todo o nosso respeito. E reiteramos a nossa disponibilidade em contribuir em diversas áreas, na defesa da democracia e da soberania nacional”, afirmou ele.

Houve apresentação do projeto Música em Movimento, desenvolvido em parceria com a Superintendência de Cultura (Supercult) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e também do Coral da Fundaj. O evento foi transmitido pelo canal da Fundação no YouTube.

*Foto de Lucas Emanuel

Fecha de la última modificación: 23/07/2025, 18:25