Todas as Notícias
- UFPE/
- Institucional/
- Superintendencias/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Ascom/
- Notícias/
- UFPE participa de encontro regional do fórum de pró-reitores de gestão de pessoas
Publicador de contenidos Publicador de contenidos
UFPE participa de encontro regional do fórum de pró-reitores de gestão de pessoas
Representando a Universidade, a pró-reitora Brunna Carvalho debateu comunicação como eixo estratégico e apresentou o Plano de Comunicação da Progepe

A pró-reitora de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe), Brunna Carvalho, participou do Encontro da Regional Nordeste do Fórum de Pró-Reitores de Gestão de Pessoas das Instituições Federais de Ensino Superior (Forgepe), realizado nos dias 5 e 6 deste mês na Universidade Federal do Cariri (UFCA), em Juazeiro do Norte, Ceará. Com o tema “Gestão de pessoas e o seu papel estratégico nas Ifes”, o evento reuniu gestores de instituições da região. O Forgepe é um órgão de assessoramento da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) em questões relacionadas às políticas de gestão de pessoas das Ifes.
Representando a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a pró-reitora, que também é coordenadora da Regional Nordeste do fórum, conduziu discussão sobre comunicação como eixo estratégico e apresentou o Plano de Comunicação da Progepe/UFPE. Segundo Brunna, o encontro é resultado de um processo de quase um ano de trabalho. “Estamos consolidando o fortalecimento da rede de gestores do Nordeste para partilhar experiências e aprofundar os entendimentos sobre legislações que impactam diretamente a vida dos servidores”, afirmou.
Entre os assuntos em destaque no evento, foram debatidos os impactos e desafios da recente legislação que altera as rotinas da gestão de pessoas nas universidades, a modificação das carreiras dos técnicos administrativos em educação (TAEs) e docentes, Lei 15.141/2025; as novas regras para o estágio probatório, com o Decreto 12.374/2025; e a nova reserva de vagas para pessoas pretas, pardas, indígenas e quilombolas em concursos públicos, com a Lei 15.142/2025.