Todas as Notícias
- UFPE/
- Institucional/
- Superintendencias/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Ascom/
- Notícias/
- UFPE lança Portal de Gestão dos Laboratórios Multiusuários de Pesquisa
Publicador de contenidos Publicador de contenidos
UFPE lança Portal de Gestão dos Laboratórios Multiusuários de Pesquisa
Os LaMPs são espaços de pesquisa ou de apoio à pesquisa abertos tanto à comunidade acadêmica quanto ao público externo

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) lançou, na última segunda-feira (21), à tarde, no auditório do Centro de Biociências (CB), o Portal de Gestão dos Laboratórios Multiusuários de Pesquisa (LaMPs) da instituição. Promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi), o evento — intitulado “UFPE Multiusuária: Infraestrutura para a Pesquisa, Inovação e Colaboração” — reuniu autoridades acadêmicas, representantes de instituições parceiras e especialistas da área para debater políticas públicas, modelos de gestão e iniciativas interinstitucionais voltadas à infraestrutura científica compartilhada.
A programação teve início às 14h, com uma mesa de abertura que contou com a participação do pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFPE, Pedro Carelli; do diretor de Pesquisa da UFPE, Joaquim Martins; da diretora do Centro de Biociências (CB) da UFPE, Oliane Magalhães; da presidente da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), Fernanda Pimentel; e de sua diretora científica, Flávia Lucena Frédou.
Em seguida, foram realizadas apresentações institucionais que abordaram desde o papel da Facepe no apoio à infraestrutura de pesquisa e inovação, com explanação de Fernanda Pimentel, até os avanços promovidos pela UFPE na área, apresentados pelo pró-reitor Pedro Valadão Carelli.
“A política de laboratórios multiusuários, foi uma das primeiras que implantamos quando assumimos a gestão da Pesquisa e da Inovação na UFPE. Nos últimos anos, os LaMPs vêm ganhando maturidade e captando recursos para sua ampliação. A política institucional foi um ponto fundamental na competitividade das propostas da UFPE nos editais da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que financiam infraestrutura de pesquisa. Agora, com o lançamento da plataforma dos LaMPs teremos um grande avanço no funcionamento, na gestão e na visibilidade interna e externa dos nossos laboratórios multiusuários”, explicou o pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFPE, Pedro Carelli.
O momento central da tarde foi o lançamento oficial da nova Plataforma de Gestão dos LaMPs, apresentado pelo professor Joaquim Ferreira Martins Filho, diretor de Pesquisa da Propesqi. A ferramenta tem como objetivo organizar, regulamentar e ampliar a visibilidade dos laboratórios multiusuários da UFPE, otimizando o uso de equipamentos de médio e grande porte, promovendo a qualificação técnica de usuários e democratizando o acesso à infraestrutura científica da Universidade.
A programação seguiu com apresentações de experiências externas, como o modelo de gestão do Laboratório de Caracterização Estrutural (LCE), do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), compartilhado pelo professor Guilherme Zepon, e a abordagem adotada pelo Núcleo de Plataformas Tecnológicas do Instituto Aggeu Magalhães (NPT/IAM), da Fundação Oswaldo Cruz em Pernambuco (Fiocruz-PE), apresentada pela coordenadora do NPT e pesquisadora Cássia Docena, que destacou ações de mapeamento e gestão de processos da plataforma do Instituto.
Os LaMPs da UFPE são espaços de pesquisa ou de apoio à pesquisa abertos tanto à comunidade acadêmica quanto ao público externo. Regulamentados pela Resolução Nº 06/2020 do Conselho de Administração da UFPE (Consad), os laboratórios oferecem serviços de média e alta complexidade, realizados por técnicos especializados ou por usuários treinados, reforçando o compromisso da Universidade com a excelência científica, a inovação e a colaboração institucional.
O evento marcou não apenas o início do funcionamento da plataforma digital, mas também o fortalecimento da política institucional voltada à integração de recursos e saberes, visando uma pesquisa mais eficiente, acessível e conectada às demandas da sociedade.
*Foto de Elias Morais / Ascom UFPE