Todas as Notícias
- UFPE/
- Institucional/
- Superintendencias/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Ascom/
- Notícias/
- UFPE e Sudene firmam parceria para reativar transporte ferroviário entre cidades estratégicas de Pernambuco
Publicador de contenidos Publicador de contenidos
UFPE e Sudene firmam parceria para reativar transporte ferroviário entre cidades estratégicas de Pernambuco
Acordo fortalece política do Governo Federal de resgatar malha ferroviária brasileira

Com informações da Assessoria da Sudene
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) firmaram parceria estratégica para elaborar dois estudos voltados ao fortalecimento da infraestrutura ferroviária em Pernambuco. Um deles prevê a retomada do transporte de passageiros entre as cidades de Recife e Caruaru; o outro, o escoamento de cargas entre os municípios de Salgueiro e Petrolina.
A formalização do acordo foi realizada na última quinta-feira (24), na cidade de Salgueiro, durante o primeiro seminário do “Conexões Transnordestina – A ferrovia que mudará Pernambuco”, que está sendo realizado no Sertão do estado. O evento é uma iniciativa conjunta da Sudene com o portal Movimento Econômico.
“É de grande importância a parceria entre a UFPE e a Sudene no estudo para entender a viabilidade de construir o transporte de carga entre Petrolina e Salgueiro e para o transporte de pessoas entre Caruaru e Recife. É uma decisão muito estratégica do Governo Federal por meio da Sudene, na qual colaboramos”, avalia o reitor Alfredo Gomes, da UFPE.
“Nosso objetivo é contribuir para as ações de integração logística regional, ampliando a competitividade e induzindo o desenvolvimento sustentável e inclusive do Nordeste”, declarou o superintendente da Sudene, Danilo Cabral. Segundo o gestor, os estudos estão alinhados com a nova política federal de transportes, que aposta no modal ferroviário como vetor de transformação econômica e social.
O primeiro projeto, focado no transporte de cargas, prevê a elaboração de um estudo técnico que analisará custos e possíveis traçados de um ramal ferroviário ligando Petrolina ao entroncamento da Transnordestina em Salgueiro. A proposta visa fortalecer o escoamento da fruticultura irrigada do Vale do São Francisco, bem como de outros produtos oriundos de arranjos produtivos locais. A conexão também facilitaria o acesso estratégico aos portos de Suape (PE) e Pecém (CE), além de integrar a hidrovia do Rio São Francisco à malha ferroviária nordestina.
O segundo estudo tem como foco a retomada do transporte de passageiros entre Recife e Caruaru. O trabalho buscará avaliar o potencial de demanda, comparar o antigo traçado ferroviário com tecnologias mais modernas e analisar a viabilidade de um novo percurso que acompanhe o traçado da BR-232. De acordo com o cronograma, os estudos devem ser concluídos no primeiro semestre de 2026.
Foto de Elvis Aleluia / Ascom Sudene