Publicador de contenidos Publicador de contenidos

Atrás

Projeto capacita juventude pesqueira em Pernambuco

Iniciativa prevê atividades em comunidades pesqueiras na Ilha de Deus (Recife) e em Goiana

O Projeto Jovens da Pesca realizou capacitação junto à juventude pesqueira (de 15 a 29 anos) do distrito de Abreu do Una, em São José da Coroa Grande, Pernambuco, para o uso de novas tecnologias em seus territórios. A iniciativa é uma realização do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em parceria com o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA). As ações foram realizadas de 20 a 24 de janeiro, e tiveram apoio da Associação das Mulheres Pescadoras Artesanais de São José da Coroa Grande (AMPAS – Abreu do Una).

Durante os encontros, os participantes aprenderam estratégias para produzir conteúdo através do uso de celular na captação e edição de fotos. Os jovens participaram ainda de oficina de avaliação crítica, cujo objetivo foi de extrair dados qualitativos, a partir da visão deles, para que o Ministério possa elaborar políticas públicas focadas na cadeia produtiva da pesca artesanal.

Primeira capacitação do Jovens da Pesca foi realizada em Brasília Teimosa

A primeira capacitação do Jovens da Pesca foi realizada, no ano passado, com jovens da cadeia produtiva da pesca artesanal na comunidade de Brasília Teimosa, no Recife. A ação proporcionou que eles atingissem a dimensão comunitária a partir da discussão de temas fundamentais para a cadeia produtiva da pesca artesanal, bem como da realização de atividades práticas em locais significativos de Brasília Teimosa, como a colônia de pescadores Z1 e a Associação de Pescadores. Houve também a interação com embarcações de pesca e locais que tratam e comercializam o pescado na comunidade. O Projeto Jovens da Pesca prevê ainda atividades em comunidades pesqueiras na Ilha de Deus (Recife) e em Goiana.

Projeto é coordenado pelo professor da UFPE Gilson Antunes (centro)

O Projeto Jovens da Pesca é coordenado pelo professor do Departamento de Sociologia da UFPE Gilson Antunes. A iniciativa faz parte do programa Saberes das Águas, do Ministério da Pesca e Aquicultura para as comunidades pesqueiras, sendo uma das poucas ações direcionadas exclusivamente para a juventude desse segmento. A proposta é aprimorar as habilidades profissionais dos jovens pescadores e artesanais e seus familiares, incentivando-os a registrar suas vivências e compartilhar a realidade de suas comunidades de forma criativa e autêntica.

Fecha de la última modificación: 05/02/2025, 14:30