Publicador de contenidos Publicador de contenidos

Atrás

Congresso de Regularização Fundiária e Simpósio de Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação ocorrem no Recife

Eventos serão realizados de 23 a 25 de setembro

A Escola Judicial de Pernambuco (Esmape) sedia, de 23 a 25 de setembro, o I Congresso Internacional de Regularização Fundiária (CIRF) e o VIII Simpósio Brasileiro de Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação (SIMGEO). Os eventos, que serão realizados de forma conjunta, terão como tema “Regularização Fundiária Plena e Geotecnologias: Enfrentamento da Desigualdade Socioespacial e da Vulnerabilidade Ambiental”. É estimado um público de 300 participantes, incluindo professores, pesquisadores, profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação.

O I CIRF é organizado pelo Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE), por meio do Núcleo de Regularização e Demandas Judiciais Fundiárias (NUREF - Moradia Legal Pernambuco) e da Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), e pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), via Laboratório de Assuntos Fundiários (LAAF). O congresso visa promover a troca de experiências e conhecimentos sobre regularização fundiária, reunindo pesquisadores, profissionais, gestores públicos, operadores do direito e estudantes, com o objetivo de aprofundar o debate e aprimorar práticas na área.

O VIII SIMGEO é promovido pelo Departamento de Engenharia Cartográfica (DECart) da UFPE, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação (PPGCGTG). Desde 2004, o SIMGEO tem se consolidado como um espaço relevante para discussões científicas e inovações no campo das geotecnologias e ciências geodésicas. A oitava edição será especial, pois celebrará os 130 anos da Escola de Engenharia, os 55 anos do DECart, os 25 anos do PPGCGTG e os 20 anos do SIMGEO.

A programação dos encontros vai ser formada por palestras, mesas-redondas, relatos de experiências e apresentações de trabalhos científicos, abordando temáticas interdisciplinares, como as inovações das geotecnologias, a regularização fundiária plena, as dinâmicas sociais e o enfrentamento das mudanças climáticas. Entre os tópicos destacados estão Cartografia e SIG, Geodésia e Topografia, Fotogrametria e Sensoriamento Remoto, além de Cadastro e Gestão Territorial e Regularização Fundiária.

Os interessados em submeter artigos podem fazê-lo até o próximo dia 14. O modelo de artigo para submissão está disponível no link

Mais informações
Perfil do VIII SIMGEO no Instagram @simgeo.ufpe
 

Fecha de la última modificación: 03/07/2025, 18:40