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Implantação de corredor exclusivo para ônibus possibilita melhorias na mobilidade de grandes cidades
A constatação foi apresentada em dissertação defendida por Rafael Henrique de Souza Silva, no PPGEC
Foto: Inaldo Lins/PCR
Por Emilayne Santos
A implantação de corredores exclusivos para o trânsito do transporte coletivo, cha-mados de Faixa Azul, tende a contribuir significativamente na melhoria da mobilidade de grandes metrópoles. Esta constatação foi apresentada na dissertação “Análise comparativa da capacidade viária em grandes corredores de tráfego: impactos na eficiência da mobilidade urbana”, defendida por Rafael Henrique de Souza Silva, no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC) da UFPE. Segundo o autor, os corredores exclusivos para ônibus se apresentam como uma alternativa capaz de mitigar o caos da mobilidade – no qual muitas cidades brasileiras se encontram, devido ao rápido crescimento da frota de automóveis – e melhorar a qualidade de vida por meio de um transporte urbano mais sustentável.
Para chegar à conclusão, o pesquisador analisou se a implantação de um destes corredores exclusivos pode ser capaz de aumentar a taxa de mobilidade em pessoas por hora em um corredor da cidade do Recife. Para a avaliação, foi utilizado o Highway Capacity Manual (HCM), além de contagens manuais de tráfego. O HCM é um manual que proporciona aos profissionais da área de transportes um conjunto de técnicas para validação, verificação e análise da qualidade do serviço em rodovias e vias urbanas.
Para a aplicação do processo metodológico construído para o trabalho foi escolhida a Avenida Conselheiro Rosa e Silva, localizada na cidade do Recife, por ser um importante corredor de transporte no município que ainda não possui faixas exclusivas de ônibus (Faixa Azul). A avenida apresenta constantes congestionamentos e mobilidade reduzida e, através dela, circulam aproximadamente 40 linhas de ônibus.
Através da metodologia aplicada, verificou-se que a implantação da Faixa Azul na avenida traria aumento na quantidade de pessoas transportadas por hora. Isso ocorreria porque o escoamento do tráfego atrairia mais pessoas para o transporte coletivo.
“A implantação destes corredores de ônibus e grandes centros urbanos tem se apresentado como uma alternativa eficaz na diminuição do tempo de deslocamento das pessoas que utilizam o transporte público de passageiros. Isso é possível justamente pela priorização dos ônibus que, antes, trafegavam justamente com os automóveis. Com uma faixa exclusiva, os ônibus conseguem desenvolver velocidades bem maiores, aumentando a eficiência geral do sistema”, assegura Rafael.
O autor explica ainda que, quanto à implantação desses corredores, ”é preciso pensar se a maioria das pessoas está sendo beneficiada com qualquer que seja a mudança imposta. Afinal de contas, são as pessoas que são transportadas, elas que precisam de mobilidade, não seus veículos, ou seja, é preciso pensar se está se construindo uma mobilidade urbana sustentável”.
Além do aumento na velocidade e diminuição no tempo de viagem, as vantagens das faixas exclusivas apontadas na pesquisa são: garantir prioridade no sistema viário ao transporte coletivo, aumentar a velocidade operacional dos ônibus, diminuir o tempo do passageiro dentro do veículo, impactar positivamente nos deslocamentos individuais, permitir maior fluidez na circulação viária para os ônibus, racionalizar a operação com otimização da frota, aumentar a produtividade do transporte público sobre pneus, reduzir custos do transporte público, facilitar a integração com outros modos de transporte e permitir o compartilhamento de espaços na cidade, de forma justa e racional.
Mais informações
Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC)
(81) 2126.8977 | 7923
poscivil@ufpe.br
Rafael Henrique de Souza Silva
rhsouzasilva@gmail.com