Verificação de notícias falsas é tema de trabalhos desenvolvidos no CIn

Ferramenta elaborada por estudantes para a competição Fake News Challenge gerou tema de dois trabalhos de conclusão de curso

Apelidada de forma criativa de PinocchioNews, uma equipe de três estudantes e dois professores do Centro de Informática da UFPE decidiu enveredar na pesquisa da área de verificação de notícias falsas. A equipe, composta pelos estudantes de graduação de Ciência da Computação Larissa Navarro, João Pedro Magalhães e o ex-aluno da UFRPE e atual mestrando do CIn Giovanni Carvalho e pelos docentes Tsang Ing Ren e Luciano Barbosa, participou em junho deste ano da Fake News Challenge, uma competição internacional que promove o uso da inteligência artificial para combater notícias falsas. O interesse pela área levou Larissa e João Pedro a desenvolverem também o tema em seus trabalhos finais de graduação.

“Há uma dificuldade em identificar o que é fake news e o que não é. A gente pode usar também a computação para combater esse problema”, comentou Tsang. O grupo se reuniu de fevereiro a junho deste ano para participar do desafio. Utilizando conceitos de aprendizagem de máquina e processamento de linguagem natural, a PinocchioNews desenvolveu a ferramenta, que conquistou a 12ª posição das 50 equipes participantes de todo o mundo.

O objetivo na competição é criar um sistema capaz de prever automaticamente como uma manchete e uma notícia se relacionam. A ferramenta classificadora é construída de modo que, ao receber pares de manchetes e de corpos de notícias, fosse possível identificar se o texto concorda ou discorda, discorre ou não é relacionado à manchete.

A organização do evento envia um conjunto de pares de manchetes e notícias sem a definição da relação entre elas, e cabe a cada grupo submeter on-line os resultados obtidos pelos classificadores desenvolvidos. Os competidores tinham apenas dois dias para enviar os resultados, de modo a evitar trapaças.

Os projetos desenvolvidos podem auxiliar profissionais no processo de verificação da veracidade das notícias. “Um checador poderia, a partir de uma manchete, e um grupo de notícias, definir as relações entre estes, podendo perceber padrões. Por exemplo, se uma manchete é desmentida por notícias de veículos com boa reputação, ela e o artigo ao qual pertence provavelmente são falsos”, comentou Larissa.

Os resultados da equipe nessa primeira fase do desafio foram promissores, e segundo João, a ideia é explorá-los mais em outras fases da competição. “A princípio esta é uma automatização da primeira etapa do trabalho deles, mas no futuro, pode vir a ser a primeira parte de um sistema maior que ataque o processo completo de detecção de notícias falsas”, explicou João.

A partir das resoluções que o grupo encontrou para o problema proposto no desafio, João Pedro e Larissa Navarro elaboraram seus TGs, trabalhos necessários para conclusão do curso de graduação. O projeto de João foi intitulado “Deep Learning na Detecção de Posicionamento em Notícias On-line” foi defendido no fim de junho deste ano, e o de Larissa, “Detecção de Posicionamento no contexto de Fake News”, foi apresentado no mês de julho.

Professor Tsang Ing Ren –
tir@cin.ufpe.br