Publicador de contenidos Publicador de contenidos

Atrás

Webinar discute estudo de mistura de quatro ondas degenerada em vapor atômico de Rb

Palestra será transmitida pelo YouTube do Núcleo Interdisciplinar de Ciências Exatas e da Natureza (Nicen) do CAA

“Estudo de Mistura de quatro ondas degenerada em vapor atômico de Rb” é o tema da palestra que será promovida amanhã (2), às 17h, com a professora Natalia Rodrigues de Melo, do Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco (UFRPE). A palestra será transmitida pelo YouTube do Núcleo Interdisciplinar de Ciências Exatas e da Natureza (Nicen) do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

O evento é promovido pelo projeto de extensão Cicit, que envolve a apresentação de Colóquios Interdisciplinares de Ciências Exatas e de Inovação Tecnológica (Cicit) para estimular o espírito científico, divulgar as linhas de pesquisa desenvolvidas no campus e fortalecer as colaborações entre pesquisadores. O grupo é formado por alunos e professores do Nicen.

Resumo

Os estudos de efeitos de absorção e emissão ressonantes em amostras atômicas são fundamentais para o entendimento de diversos fenômenos não-lineares. Neste trabalho, exploramos o fenômeno não linear de mistura de quatro ondas (FWM) degenerada para investigar a resposta de uma amostra térmica de átomos de Rb onde a coerência é induzida na transição 5S1/2 ¿5P3/2 dos isótopos 85Rb e 87Rb. Numa configuração quase-copropagante dois sinais de FWM espacialmente simétricos são gerados. Vários efeitos interessantes podem ser investigados, na configuração experimental que trabalhamos, como interferências destrutivas entre os feixes gerados e de excitação e efeitos cooperativos de deslocamento em frequência, mas o foco da nossa pesquisa são os efeitos de saturação do sinal de FWM. Estes efeitos podem ser observados em função da densidade atômica e da relação de intensidade entre os feixes de excitação. O objetivo da nossa investigação é entender quais mecanismos podem ser responsáveis por essa saturação, uma vez que diferentes efeitos estão presentes no processo de geração de sinal como efeitos de propagação, absorção e casamento de fase, ou efeitos de competição.

Cicit Webinar
Fecha de la última modificación: 01/06/2022, 16:52