Publicador de contenidos Publicador de contenidos

Atrás

UFPE sobe para a 11ª posição nacional no RUF 2017

O ranking, produzido pelo jornal Folha de São Paulo, existe há seis anos e avalia pesquisa, ensino, mercado, internacionalização e inovação

O Ranking Universitário Folha (RUF) 2017 coloca a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) como a 11ª instituição de ensino superior do país, entre 195 avaliadas, com a nota 90,65. No ano passado, a nota foi 90,07 e a Universidade havia ficado na 12ª posição nacional.  

O ranking, produzido pelo jornal Folha de São Paulo, existe há seis anos e avalia cinco aspectos (pesquisa, ensino, mercado, internacionalização e inovação). A UFPE ficou na 9ª posição no mercado, 11ª posição no ensino e 11ª posição em inovação, 17ª posição na pesquisa e na 26ª posição na internacionalização.  

O reitor Anísio Brasileiro avalia de maneira muito positiva o resultado obtido pela UFPE no RUF. “Retomamos a 11ª posição, o que nos permite lutar para melhorar, mas que significa a estabilidade na pesquisa. O ranking foca a produção científica, a imagem que a Universidade tem em relação aos seus egressos e aspectos da internacionalização, que também tem a ver a com a pesquisa”, disse o reitor. Ele se mostrou satisfeito em ver a UFPE como a melhor do Norte-Nordeste, colocação que se transforma em motivação para que “possamos melhorar, num contexto de restrição orçamentária, de dificuldades financeiras por que passa o país”.  

A UFRJ foi considerada a melhor universidade do país. A Unicamp ultrapassou a USP na 6ª edição do RUF e chegou ao segundo lugar. A USP está em 3º. Em seguida, estão UFMG, UFRGS, UFSC, Unesp, UFPR, UnB, UFSCar e UFPE.   

REVISÃO – O RUF fez neste ano ampla revisão dos seus indicadores. A quantidade de teses produzidas por docente foi incluída no indicador de pesquisa – um dos critérios de avaliação das escolas. Os outros são ensino, mercado, inovação e internacionalização. A Unicamp tem a maior quantidade de teses por corpo docente e lidera o novo componente da fórmula. Isso pode ser verificado no site do RUF, que permite ranquear as universidades em cada componente dos indicadores (e em cada indicador).  

 

Fecha de la última modificación: 19/09/2017, 18:10