Publicador de contenidos Publicador de contenidos

Atrás

UFPE se mantém entre as melhores universidades do país, segundo os rankings QS World University Rankings 2020 e THE América Latina

Nos dois rankings divulgados ontem (18), a USP é a melhor universidade brasileira

Em dois importantes rankings internacionais de avaliação de universidades, a UFPE melhorou suas posições, continuando a figurar entre as melhores instituições de ensino superior do Brasil e da América Latina. No QS World University Rankings 2020, a Universidade ocupa a 18ª colocação entre as 19 instituições brasileiras que figuram neste ranking global, com 1.001 avaliadas, e manteve-se no intervalo 801-1000. Já no ranking do Times Higher Education (THE) na América Latina 2019, a UFPE ficou no 16º lugar no Brasil e 29º lugar geral, com a nota 66,4, entre as 150 instituições avaliadas, das quais 52 são brasileiras.

No ano passado, a Universidade ocupava a 21ª posição entre as 22 brasileiras avaliadas no QS World University Ranking 2019, e no THE América Latina, havia ficado em 17º lugar entre as brasileiras e em 35º lugar geral, com nota 60,5.

No QS World University Rankings 2020, elaborado pela QS Quacquarelli Symonds ,as universidades brasileiras mais bem colocadas são a Universidade de São Paulo – USP (116º lugar), Universidade Estadual de Campinas – Unicamp (214º lugar), Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (358º lugar), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) – Unifesp (439º lugar) e Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp (482º lugar). O estudo leva em conta nove quesitos, incluindo a reputação acadêmica das instituições, com base no relato de 94 mil acadêmicos. Outro critério é o número de citações das universidades em pesquisas científicas de acordo com o número total de docentes. As melhores universidades do mundo, segundo este ranking, são: Massachusetts Institute of Technology – MIT (EUA), Universidade Stanford (EUA), Universidade Harvard (EUA), Universidade Oxford (Reino Unido) e California Institute of Technology – Caltech (EUA).

O ranking do THE América Latina 2019 lista as melhores universidades da América Latina e do Caribe, baseado nos 13 indicadores do THE World University Rankings, com pesos diferentes para refletir as características das universidades da América Latina. Foram classificadas 150 universidades de 12 países, das quais 52 brasileiras, contra 129 instituições de dez países no ano passado. A Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Chile se tornou a primeira universidade chilena a ocupar o 1º lugar. A USP permanece em 2º lugar. A Unicamp caiu para o 3º lugar. A PUC-Rio fica no 4º lugar; a Unifesp, em 6º; a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 8º e a Unesp, em 10º lugar.

Para obter a nota 66,4, o desempenho da Universidade por área ficou assim: Ensino (ambiente de aprendizagem), 90,0; Pesquisa (volume, renda e reputação), 73,4; Renda da indústria (transferência de conhecimento), 41,9; Citações (influência da pesquisa), 38,7; e Perspectiva internacional (pessoal, estudantes e pesquisa), 23,4.

Fecha de la última modificación: 19/06/2019, 14:51