Publicador de contenidos Publicador de contenidos

Atrás

UFPE republica edital de matrícula relativo ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2021 com novo cronograma

Ministério da Educação prorrogou as inscrições até quarta-feira (14), exclusivamente por meio do site do Sisu

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) atualizou o edital de matrícula com as informações relativas ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2021 depois de o Ministério da Educação prorrogar as inscrições até quarta-feira (14). Para se inscrever no processo seletivo do programa, por meio do site do Sisu, o candidato deve ter feito o Enem 2020 e sua nota de redação tem que ser maior que zero, pois é a partir da nota obtida no exame que o candidato consegue participar do processo e disputar uma vaga. Confira o edital no site Sisu UFPE 2021 e assista ao vídeo com orientações para uma realização segura de sua matrícula no Sisu UFPE 2021. O resultado será divulgado na sexta-feira (16).

A UFPE está ofertando 6.972 vagas em 104 cursos por meio do Sisu, sendo 3.480 vagas para ampla concorrência e 3.492 vagas destinadas para a Lei de Cotas, distribuídas nos campi Recife (5.522), Caruaru (1.020) e Vitória de Santo Antão (430). Os cursos presenciais de Música/Canto – Bacharelado, Música/Instrumento – Bacharelado, Música – Licenciatura, Dança – Licenciatura e Letras Língua Brasileira de Sinais (Libras) – Licenciatura não participam deste processo seletivo, pois são ser regidos por resolução específica.

Excepcionalmente no ano de 2021, a matrícula (entrega de documentos) será feita de forma remota, utilizando ferramentas e plataformas eletrônicas, reformulando os procedimentos remotos de atuação das Comissões de Heteroidentificação (para candidatos autodeclarados pretos ou pardos) e das Comissões de Verificação PCD (para candidatos autodeclarados pessoa com deficiência). A entrega dos documentos exigidos para a pré-matrícula deve obedecer a distribuição indicada nos cronogramas do edital, de acordo com o curso, nos dias 20, 21 e 22 de abril.

A lista dos matriculados distribuídos por entrada será divulgada no site Sisu UFPE 2021. O início das aulas do primeiro semestre está previsto para 20 de setembro de 2021 e o início das aulas do segundo semestre, para 31 de janeiro de 2022, devido às alterações no calendário acadêmico causadas pela pandemia da Covid-19. Alunos classificados na segunda entrada poderão ser remanejados para a primeira entrada até o início da quarta semana de aula do primeiro semestre letivo.

MODALIDADES – A UFPE conta com quatro modalidades de concorrência: ampla concorrência; vagas reservadas pela Lei 12.711, de 29 de agosto de 2012 (Lei de Cotas); vagas reservadas pela Lei 13.409, de 28 de dezembro de 2016 (reserva de vagas para pessoas com deficiência); e argumento de Inclusão Regional. Esse último é exclusivo para o curso de Medicina do Campus Recife e para os cursos ofertados pelos campi das cidades de Caruaru e Vitória de Santo Antão.

É muito importante que os candidatos leiam o edital, que está disponível no site Sisu UFPE 2021. O site também reúne informações aos candidatos cotistas, detalha os documentos exigidos para a matrícula para cada uma das quatro modalidades de concorrência e traz outras normativas importantes, como a resolução que estabelece os pesos e notas mínimas para o processo seletivo e a que fixa o quantitativo de vagas a serem oferecidas aos candidatos selecionados pelo Sisu.

Fecha de la última modificación: 13/04/2021, 17:38