Publicador de contenidos Publicador de contenidos

UFPE lança novo portal institucional

O site antigo estará disponível em www3.ufpe.br. A comunidade pode se manifestar e sugerir melhorias no projeto pelo formulário eletrônico de avaliação. Participe.

A UFPE lança hoje (21) o novo Portal Institucional , em versão beta. Mais moderno e dinâmico, “a tecnologia adotada facilita a atualização dos conteúdos e a manipulação de dados estratégicos para a Universidade”, afirma o pró-reitor de Comunicação, Informação e Tecnologia da Informação (Procit), Décio Fonseca.

O site antigo, disponível em www3.ufpe.br , ainda vai conviver com o novo portal para permitir acesso a conteúdos que ainda não estão disponíveis no novo ambiente. Nos próximos 30 dias, será feita uma análise para seu completo desligamento. A expectativa é que, em um mês, seja realizada uma avaliação para sua descontinuidade. Durante o período, os sites podem apresentar instabilidade.

Outra novidade é a implantação das Políticas de Segurança da Informação e de Publicação na Internet, elaboradas pela Procit, Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) e Assessoria de Comunicação Social (Ascom).

Décio Fonseca destaca que o desafio na gestão da informação qualificada está apenas começando e o portal é apenas mais uma ferramenta. Para ele, é importante o engajamento das unidades da instituição no projeto, assim como a necessidade de uma política de atualização baseada em sistemas integrados, transparência (dados abertos) e descentralização controlada. “Sipac, SigaA, SigaRH, Dados Abertos e outras novidades estão a caminho e serão essenciais para por a Universidade em um novo patamar informacional”, explica.

O projeto do novo portal começou em 2015 com as primeiras pesquisas sobre tecnologias e soluções disponíveis no mercado. Nesse período, o projeto passou por diversas etapas, envolvendo praticamente todas as unidades da Universidade. Para sua concepção, participaram representantes dos centros acadêmicos, pró-reitorias e estudantes. Para a escolha da tecnologia, participaram o NTI e a Procit. Já na fase de implantação e migração de conteúdos, a Ascom foi a unidade mais ativa.

Foram realizados, ainda, dezenas de treinamentos, workshops e capacitações em diferentes níveis para os gestores de conteúdo do novo portal. Além disso, o NTI, com apoio da Procit e da Ascom, dará continuidade às capacitações que terão um calendário anual permanente. Os agendamentos e solicitações para migração de conteúdo devem ser solicitados, exclusivamente, pelo e-mail portal@ufpe.br.

Para o diretor de Informação da Procit, Rômulo Pinto, que coordena o projeto de implantação do novo portal, “a nova navegação é diferente, mais objetiva e com foco nos serviços prestados pela UFPE”. A expectativa é que a comunidade se adapte rapidamente ao novo portal e que “os eventuais problemas iniciais sejam superados com brevidade”, afirma Rômulo. Ele destaca que a comunidade pode se manifestar e sugerir melhorias no projeto pelo formulário eletrônico de avaliação.

Para o reitor Anísio Brasileiro, trata-se, sem dúvida, de uma tarefa extremamente complexa que estamos executando, cujos resultados devem beneficiar não apenas a UFPE, mas toda a comunidade global de usuários das informações geradas pela instituição, indo além dos três segmentos (estudantes, professores e técnicos administrativos). “A aquisição de novos sistemas e a sua integração ao novo portal deverá impactar positivamente na qualidade de vida no campus, poupando tempo e energia dos usuários na disponibilização e recuperação de informação qualificada e transparente, e no acesso aos serviços prestados pela instituição”, ressalta.

PLATAFORMA - A Liferay, plataforma definida para o novo portal, é um dos principais gerenciadores de conteúdo que atuam em escala global. Segundo o pró-reitor Décio Fonseca, será assegurada segurança contra invasões e possibilidades de integração com outros sistemas da UFPE, fundamentais para o sucesso do projeto em longo prazo.

Fecha de la última modificación: 06/09/2017, 15:37