Publicador de contenidos Publicador de contenidos

UFPE inaugura primeira usina fotovoltaica do Centro Acadêmico do Agreste

Inauguração da nova etapa do seu parque fotovoltaico faz parte das comemorações dos 75 anos da UFPE

O Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) acaba de ganhar sua primeira usina fotovoltaica. A inauguração aconteceu ontem (17) à tarde, no auditório do prédio de Medicina do CAA. “O ato de entrega da usina é um ato muito importante para a Universidade. É um processo de ruptura com o paradigma tradicional de fornecimento de energia. É um grande salto de qualidade”, afirmou o reitor Alfredo Gomes na solenidade.

Foto: Anderson Lima

Economia e sustentabilidade são os dois pilares da nova usina

A inauguração da nova etapa do seu parque fotovoltaico faz parte das comemorações dos 75 anos da UFPE. São cinco novas usinas para geração de energia elétrica a partir da matriz solar, sendo três no Campus Recife, uma no Centro Acadêmico de Vitória (CAV) e uma no Centro Acadêmico do Agreste (CAA), em Caruaru. Quando estiver totalmente em operação, com nove usinas, o parque fotovoltaico da UFPE terá capacidade de 1.608,59 kWp, produzindo anualmente cerca de 2.600 MWh.

Para o superintendente de Infraestrutura da UFPE, Carlos Falcão, este é mais um desafio nesses 75 anos da Universidade. “É com muita satisfação que a gente inaugura mais uma usina. Cabe destacar que essa é a usina de maior porte de todas as usinas programadas para o ano de 2021. Ela vai proporcionar, junto com as demais, uma economia de, aproximadamente, R$ 1 milhão por ano. Elas vão representar a economia de cerca de 10% de nosso consumo nos três campi”, disse Falcão.

“Estou muito feliz por comemorar mais um grande avanço da nossa instituição com a instalação das usinas fotovoltaicas, uma das quais fica aqui no Centro Acadêmico do Agreste e que traz uma energia limpa, renovável e que não agride o meio ambiente. Isso mostra que a Universidade continua muito preocupada com o avanço em tecnologias que permitam que a instituição também cuide do meio ambiente”, ressaltou a pró-reitora de Gestão Administrativa (Progest), Liliana Vieira.

O diretor do CAA, Manoel Guedes, destacou que esta é a primeira etapa da instalação, com 388 kWp, e que haverá uma segunda, de 300 kWp, prevista para dezembro. “É uma economia muito importante, até porque a gente está hoje num momento de sustentabilidade não só do planeta, mas de toda a Universidade'', disse. Ele considera que, além de gerar essa economia para a Universidade, também é preciso destacar o fato de a ação ser uma vitrine para a administração pública.

Para ele, como uma instituição sustentável, não se pode esquecer o efeito educacional da instalação. “A gente está numa instituição de ensino. No momento em que a Universidade traz esse conjunto de ações para dentro de seu espaço, ela está ajudando a difundir esse conhecimento e estimular nossos estudantes a praticar isso em seus bairros e municípios. É muito importante essa ação da Universidade no sentido difuso de conhecimento e de ações que a gente possa de fato transformar nosso planeta”, afirmou o professor.

O vice-reitor Moacyr Araújo também abordou a questão pelo viés da sustentabilidade. “É um momento muito feliz, em que a gente tem que festejar. Eu queria chamar a atenção para outro aspecto que é bem associado à questão da energia renovável. Eu queria localizar a nossa Universidade Federal de Pernambuco neste momento que estamos passando agora. Muito além de nós economizarmos 10% de nossos cursos de energia, nós estamos deixando de jogar na atmosfera uma quantidade monstruosa de CO² equivalente”, frisou.

“Esses são os números que a gente tem que começar a trabalhar nas pessoas para ter a dimensão daquilo que a UFPE está fazendo de uma forma inovadora e até mesmo audaciosa. Nós estamos falando de deixar de emitir para a atmosfera cerca de 260 toneladas de CO² por ano. Com essas usinas fotovoltaicas, e essa daqui é fundamental, porque é o carro-chefe delas, nós vamos reduzir a nossa emissão. A UFPE mais uma vez dá o exemplo, mas não só no planejamento, e sim na concretude das ações”, destacou.

AÇÕES – O reitor Alfredo Gomes destacou outras ações que estão sendo implementadas em Caruaru. “Nós tivemos a alegria de ter aprovado na Câmara de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) o projeto do Bacharelado Interdisciplinar. E, no próximo mês, nós vamos colocar na pauta do Cepe e aprovar definitivamente. E também vamos fazer o lançamento do curso de Licenciatura Intercultural Indígena”, lembrou. Ao final de sua fala, foi descerrada a placa e encerrado o evento.

Fecha de la última modificación: 19/08/2021, 16:11