Todas as Notícias
- UFPE/
- Institucional/
- Superintendencias/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Agência de Notícias (Ascom)/
- Notícias/
- Terapia Ocupacional recebe conceito máximo do MEC na Renovação de Reconhecimento de Curso
Publicador de contenidos Publicador de contenidos
Terapia Ocupacional recebe conceito máximo do MEC na Renovação de Reconhecimento de Curso
A graduação supera seu CC anterior (4) e alcança a nota máxima 5
A graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) conquistou o Conceito de Curso (CC) 5, gerado a partir de Ato Regulatório: Renovação de Reconhecimento de Curso. Com isso, a graduação supera seu CC anterior (4) e alcança a nota máxima concedida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação (MEC). O conceito atual foi divulgado, no dia 23 de junho, após Avaliação Externa in loco, no formato virtual, realizada pelo Inep/MEC.
A coordenadora do curso, Luziana Carvalho de Albuquerque Maranhão, e a vice-coordenadora Aneide Rocha de Marcos Rabelo comemoraram a conquista e atribuíram o êxito ao trabalho coletivo realizado por docentes, técnicos administrativos, estudantes, pessoal de apoio e gestores. A professora Luziana também mencionou os pontos fortes da graduação: “A evolução do curso de Terapia Ocupacional da UFPE é constatada no investimento, ao longo dos últimos dez anos, no programa de capacitação dos docentes, quando atingimos quase a totalidade de doutores; no incremento de publicações com a mudança da metodologia do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para a modalidade de artigos; assim como publicações próprias dos docentes resultantes de pesquisas, eventos e outros.”
A coordenadora também ressaltou a importância das parcerias realizadas com outros cursos da UFPE e com outras instituições de ensino superior (IES). Outro destaque é a interação da graduação com políticas públicas por meio do uso de programas e rede assistencial para aulas práticas, estágios e projetos de extensão.
“A nota máxima é sempre um resultado coletivo, ela mostra o esforço de nossos e nossas docentes, estudantes e técnicos. O curso de Terapia Ocupacional se soma ao padrão de excelência, com inclusão e compromisso, que buscamos em toda nossa UFPE”, afirmou o reitor Alfredo Gomes.
“É motivo de grande alegria para todo corpo discente, docente e técnico que o curso de graduação em Terapia Ocupacional da UFPE tenha obtido o conceito 5 no Ato Regulatório: Renovação de Reconhecimento de Curso pelo Inep. Este resultado representa o empenho da gestão do curso e da UFPE na melhoria das ações desenvolvidas, na formação docente, no acompanhamento da aprendizagem dos estudantes e na qualidade das atividades desenvolvidas através das ações de ensino, pesquisa, extensão e inovação”, apontou a pró-reitora de Graduação Magna Silva.
O processo avaliativo do Inep/MEC é composto por diversas etapas, levando em conta três indicadores de avaliação: Organização Didático-Pedagógica; Corpo Docente e Tutorial; e Infraestrutura. A análise considera, inicialmente, as informações e documentações fornecidas pela IES via Formulário Eletrônico (FE) no portal e-MEC.
Na sequência, acontece a Avaliação Externa in loco (que é virtual no caso de Terapia Ocupacional), realizada ao longo de três dias por uma comissão composta por dois avaliadores do MEC. Nessa fase (solicitada quando a nota do Enade é insatisfatória ou por não participação nesse exame por falta de enquadramento automático com base no rótulo Cine Brasil dos cursos, sendo o último o caso de Terapia Ocupacional), são promovidas reuniões em plataformas digitais com gestores, docentes, técnicos administrativos e discentes, além de visitas virtuais (ao vivo) aos espaços universitários, como salas de aula, laboratórios, bibliotecas, auditórios, entre outros.
“Temos que apresentar todos os ambientes da Universidade [utilizados pelo curso], inclusive os que vão além do curso em si, como alguns laboratórios profissionalizantes e biblioteca setorial do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Hospital das Clínicas da UFPE, Biblioteca Central, Complexo de Convenções, Eventos e Entretenimento (CCEE) e Restaurante Universitário”, detalhou o procurador educacional institucional (PI) da UFPE, Rodrigo de Oliveira Simões, que também é diretor estratégico de Planejamento, Avaliação e Gestão (Deplag). No caso da graduação em Terapia Ocupacional da UFPE, esta etapa aconteceu de 19 a 21 de junho.
Ao final do processo avaliativo, são gerados o Relatório de Avaliação e, consequentemente, o CC, o qual vai de 1 a 5. O professor Rodrigo Simões também explicou que a avaliação para Renovação de Reconhecimento de Curso é feita a cada ciclo avaliativo de três anos, a partir de solicitação via portal e-MEC e disponibilidade da equipe do Inep/MEC. Devido à pandemia da covid-19, houve atrasos nesse prazo, como aconteceu com a graduação em Terapia Ocupacional da UFPE, cuja renovação anterior era de 2014.
CURSO – A graduação em Terapia Ocupacional da UFPE foi iniciada, em 1962, junto com o curso de Fisioterapia e ligada ao Departamento de Ortopedia. Mais tarde, ganhou o seu próprio departamento, vinculado ao Centro de Ciências da Saúde (CCS), no Campus Recife. Com duração de quatro anos, essa graduação possui atualmente 21 docentes e 174 alunos matriculados. A chefe do departamento é a professora Flávia Pereira da Silva.
O terapeuta ocupacional atua junto a indivíduos, grupos e populações, tendo como objeto de estudo as ocupações humanas desenvolvidas no cotidiano. A intervenção terapêutica ocupacional busca desenvolver atividades condizentes com a necessidade apresentada, prescritas de forma significativa para a história de vida das pessoas, com sentido em seu cotidiano, buscando a interação e a participação social.
O profissional atua na saúde, assistência social, educação, cultura, previdência social, sistema prisional, nos três níveis de ação, da atenção ou proteção básica até a média e alta complexidades. Também está apto a desenvolver atividades de gestão.