Todas as Notícias
- UFPE/
- Institucional/
- Superintendencias/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Agência de Notícias (Ascom)/
- Notícias/
- Projeto de estudantes da UFPE está entre os finalistas de competição internacional
Publicador de contenidos Publicador de contenidos
Projeto de estudantes da UFPE está entre os finalistas de competição internacional
Projeto Com Fio é um grupo heterogêneo, formado por 18 estudantes de diferentes áreas
O Projeto Com Fio, formado por estudantes da UFPE e coordenado pelo professor de Filosofia Marcos Fanton, está entre os finalistas da competição internacional Peer-to-Peer: Facebook Global Digital Challenge, organizada e financiada pela EdVenture Partners e pelo Facebook. No dia 30 de janeiro, o grupo terá a oportunidade de divulgar a campanha desenvolvida para a competição. O evento será em Washington (DC), nos Estados Unidos, quando as quatro campanhas finalistas concorrem a um prêmio de US$ 10 mil.
“O prêmio e a divulgação são muito importantes para avaliarmos a possibilidade de estruturarmos o projeto para um período mais longo e buscarmos novas parcerias”, explicou o professor Marcos Fanton. O Peer-to-Peer: Facebook Global Digital Challenge é um projeto de extensão internacional organizado pela EdVenture Partners e pelo Facebook. “Universidades do mundo todo ganham uma verba para realizar uma campanha que tenha enfoque em questões sociais da própria comunidade e que tenha relação com formas de extremismo e discurso de ódio. Cada instituição recebe US$ 1 mil para a campanha mais US$ 750 para impulsionar posts no Facebook”, explicou o professor.
As instituições participantes, 86 no total, elaboraram uma campanha e entregaram os resultados no final do período, o que aconteceu no último dia 6. Uma comissão de juízes selecionou as quatro melhores campanhas, em termos de engajamento social, criatividade e sustentabilidade. O Projeto Com Fio ficou entre os finalistas.
PROJETO – O Projeto Com Fio é um grupo heterogêneo, formado por 18 estudantes de diferentes áreas: Filosofia, Ciência Política, Ciências Sociais, Serviço Social, Economia, Estatística, Design, Turismo, Publicidade e Propaganda e Biomedicina. Durante o semestre, o grupo se reuniu periodicamente para decidir o tema da campanha, a mensagem, o logo e o plano de ação. O tema escolhido foi violência contra a mulher.
“Procuramos enfatizar duas coisas: que esse problema é uma responsabilidade de todos e todas e que o discurso de ódio, além de ser uma forma de violência contra a mulher, pode legitimar outras. Daí surgiu a ideia do nome da campanha, Com Fio, que expressa os laços de confiança e respeito entre as pessoas”, explicou Marcos Fanton. Saiba mais nos perfis do projeto no Facebook e no Instagram.