Publicador de contenidos Publicador de contenidos

Atrás

Professoras de Nutrição falam sobre presença de anticorpos no leite materno de mulheres recuperadas do novo coronavírus

Conversa busca esclarecer incertezas causadas pela pandemia de Covid-19

Com o objetivo de produzir conteúdos sobre cuidados com a saúde e bem-estar, o projeto de extensão “Fluir com a Vida”, lançado pela Diretoria de Qualidade de Vida (DQV) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), tirou algumas dúvidas com Alda Livera, Maria da Conceição Chaves de Lemos, Nathalia Melo e Elizabeth do Nascimento, professoras do Departamento de Nutrição da UFPE, a respeito algumas incertezas acerca das implicações causadas pela Covid-19 em mulheres que estão amamentando.

Até o momento, não há evidências científicas de que uma mãe possa transmitir o vírus através do leite materno. No entanto, foi observado que em lactantes que conseguiram se recuperar da contaminação viral, foi possível detectar a produção e presença de anticorpos reativos a subunidades (S1 e S2) da proteína spike do vírus em seu leite, o que pode refletir diretamente na saúde de seus descendentes.

As professoras do Departamento de Nutrição da UFPE destacam que a detecção desses anticorpos foi caracterizada pelo aumento da atividade das imunoglobulinas G (IgG), M (IgM) e, em maior proporção, a imunoglobulina A (IgA), a qual tem sua síntese e secreção graças a ação de células B, e possui como alvo a proteção das mucosas, sobretudo a respiratória e intestinal, e é ativamente secretada no leite materno.

As células B são “lançadas” na circulação sanguíneas chegando nas glândulas mamárias, onde passam a secretar quantidades aumentadas de IgA, a qual é protegida e transportada para o leite materno com ajuda de moléculas proteicas conhecidas como componentes secretores, responsáveis por impedir a degradação da molécula de IgA na boca e trato gastrointestinal dos lactentes.
 
Segundo elas, os anticorpos do leite materno parecem ter maior tempo de meia vida, quando comparados aos anticorpos sanguíneos, e ainda podem ser extraídos e inalados pelo trato respiratório, atuando exatamente onde o Sars-CoV-2 atinge primeiramente, sendo considerados uma possível opção terapêutica.

Diante desses achados, é possível incluir a transmissão de imunidade viral à lista de benefícios associados ao ato de amamentar, o que reforça a orientação de que as mães iniciem e/ou mantenham a amamentação durante o período da pandemia, reforçando a saúde imunológica de seus bebês.

Fecha de la última modificación: 02/06/2021, 09:28