Publicador de contenidos Publicador de contenidos

Atrás

Professor do Departamento de Música rege orquestra em ópera inédita na América Latina

Espetáculo acontece no Palácio da Cultura Sônia Cabral, em Vitória, no Espírito Santo

O professor e maestro Sérgio Dias, do Departamento de Música (DMus) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), vai ser o regente e diretor musical na apresentação da ópera montada pela primeira vez na América Latina “Catone in Utica” (em tradução livre, “Catão em Útica”). A obra do século XVIII foi composta por Antônio Vivaldi para o livreto do poeta e escritor Pietro Metastasi. O espetáculo vai ser apresentado gratuitamente no Palácio da Cultura Sônia Cabral, em Vitória, no Espírito Santo, nos dias 5 e 6 deste mês. Como os ingressos esgotaram rapidamente, um ensaio aberto ao público foi apresentado ontem (dia 1º) no local.

O drama se passa em 49-48 a.C. no Norte da África, em Útica, província senatorial romana da África Proconsular. Nele é narrado o conflito fictício entre um senador republicano, Catão, o Jovem, e Júlio César, ditador da República de Roma. A obra também se desenvolve em torno de Emília, viúva de Pompeu, que busca vingança pelo assassinato do marido. Como história secundária, a trama traz também a história de amor de Marzia, filha de Catão, que se apaixona por Júlio César. A novidade é que a Trupe Barroca traz o conflito para o contexto político das décadas de 1920 e 1930 no Brasil. O grupo de músicos capixabas se dedica à execução de obras dos séculos XVII e XVIII e executa seu repertório com instrumentos históricos e cópias perfeitas.

O conjunto tem o professor Sérgio Dias como regente colaborador. O docente tem experiência em artes e ciências musicais, com ênfase em flauta e regência. Trabalha com manuscritos e documentos musicais antigos, história da música, regência, música brasileira colonial, música portuguesa dos séculos XVIII e XIX, música napolitana, música contemporânea brasileira, música de câmara e musicologia histórica. É musicólogo consultor do Instituto Ricardo Brennand, regente titular e diretor artístico das Orquestra de Câmara e Sinfônica da UFPE e dos grupos Sonoro Ofício e Gárgula Ensemble Vocal, especializados na música dos séculos XVII, XVIII e das primeiras décadas do século XIX.

Fecha de la última modificación: 05/02/2024, 15:06