Publicador de contenidos Publicador de contenidos

Atrás

Professor de Ciência Política da UFPE profere conferência de abertura em evento da Cátedra Giovanni Sartori no México

Ernani Carvalho analisou as eleições brasileiras de 2022 e os desafios da governança eleitoral em tempos de populismo digital

O professor Ernani Carvalho, do Departamento de Ciência Política da UFPE, ministrou a palestra “Os desafios da governança eleitoral em tempos de populismo digital” durante a abertura da terceira edição do Seminário Internacional Cátedra Giovanni Sartori, realizada no Instituto Ocidental de Tecnologia e Estudos Superiores (Iteso) da Universidade Jesuíta de Guadalajara, no México. O seminário trouxe o tema da integridade e justiça eleitoral com o objetivo de compreender as eleições de 2024 daquele país. 

Na conferência, Ernani analisou o processo eleitoral brasileiro de 2022, explicou a crise vivida na época e a importância da governança e da justiça eleitoral para a validação do processo eleitoral. O evento aconteceu nos dias 25 e 26 de outubro, no Iteso e no Centro Universitário La Normal, da Universidade de Guadalajara.

No contexto do debate sobre polarização, notícias falsas, teorias da conspiração e discurso de ódio, Ernani aproveitou para descrever o que pode ser feito para fortalecer as instituições. Para o pesquisador, é preciso melhorar a comunicação da justiça eleitoral, ampliar o diálogo entre as instituições judiciais e líderes de partidos e reforçar a ligação entre tribunais eleitorais e supremo tribunal. 

A Cátedra Giovanni Sartori é um espaço de reflexão sobre questões de Ciência Política criada em 2018 com o objetivo de manter o legado do cientista político italiano Giovanni Sartori e influenciar a vida pública. Confira mais detalhes da conferência do professor Ernani Carvalho no site do Iteso. 

Fecha de la última modificación: 01/11/2023, 14:27