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Professor Bernard Jean Jacques Charlot recebe título de Doutor Honoris Causa da UFPE
A proposta teve aprovação dos colegiados de programa de pós-graduação do Centro Acadêmico do Agreste
O professor, pesquisador e filósofo francês Bernard Jean Jacques Charlot vai receber o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A sessão solene de outorga será realizada on-line, no dia 4 de dezembro, às 17h, com transmissão no canal da UFPE no YouTube. Com reconhecimento internacional por sua trajetória acadêmica nas ciências da Educação, o homenageado também tem uma intensa atuação no Brasil, tornando-o um dos principais educadores e pesquisadores de sua área em atuação no país.
Foto: Divulgação
Bernard Charlot interage com docentes do CAA
Bernard Charlot nasceu, em 15 de setembro de 1944, na França. Na década de 1960, graduou-se em Filosofia e foi aprovado no concurso de agregação, qualificando-se como professor dessa disciplina. Em 1985, defendeu, na Université de Paris X, Nanterre (França), uma Thèse d'État (que seria, no Brasil, um conjunto: doutorado mais livre-docência) sobre suas obras já publicadas, sendo uma delas o livro “La Mystification Pédagogique”, publicado em 1976 na França, traduzido em 1979 para a língua portuguesa com publicação no Brasil, tendo sido republicado em 2013. A partir de sua tese, conseguiu ingressar, em 1987, diretamente como professor titular na Université de Paris 8, Saint-Denis (França), onde permaneceu até 2003.
Nessa universidade, coordenou a graduação e a pós-graduação e fundou a equipe de pesquisa Escol (Educação, Socialização e Comunidades Locais), criando um programa de pesquisa acerca da ideia de relação ao saber. Publicou outras obras seminais, como “École et savoir dans les banlieues... et ailleurs" (1992) e "Du rapport au savoir: Éléments pour une théorie” (1997).
No início dos anos 2000, o professor Bernard Charlot passou a residir no Brasil, atuando como professor visitante e pesquisador na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), no período de 2002-2004, e na Universidade Federal de Sergipe (UFS), a partir de 2006. Tem organizado anualmente o Colóquio Internacional Educon (Educação e Contemporaneidade, que é também o nome da sua equipe de pesquisa), já com 13 edições realizadas.
Ele mantém importante atuação no Brasil. Atualmente, as principais interlocuções do professor Bernard Charlot sobre o estudo e pesquisa da problemática da relação ao saber se dá com a equipe do Núcleo de Pesquisa da Relação ao Saber (Nuperes), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) do Centro Acadêmico do Agreste (CAA)/UFPE.
Bernard Charlot já foi professor visitante na Universidade do Porto (Portugal), consultor da Unesco e presidente da Associação dos Pesquisadores em Ciências da Educação na França. Orientou dezenas de dissertações de mestrado e teses de doutorado. É membro-fundador do Comitê Internacional do Fórum Mundial de Educação, assim como fundador e responsável científico da Rede Internacional de Pesquisa sobre a Relação com o Saber (Reperes). Possui extensa produção científica, contando com 169 artigos publicados em periódicos, 24 livros publicados/editados e mais de uma centena de outras produções, como capítulos de livro, prefácios, posfácios e relatórios de pesquisas, publicados ou traduzidos em 18 países. Em 2019, recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Patras (Grécia).
PROPOSTA – A concessão do título de Doutor Honoris Causa a Bernard Charlot foi solicitada pelo professor José Dilson Beserra Cavalcanti, do Núcleo de Pesquisa em Relação ao Saber, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática do CAA/UFPE.
A proposta teve aprovação dos colegiados do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática do CAA, do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea do CAA e do Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física do CAA. Também foi aprovada pelo Núcleo de Formação Docente do CAA e pelo Conselho do CAA. No último dia 9 de setembro, a concessão do título foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni) da UFPE.