Publicador de contenidos Publicador de contenidos

Atrás

Primeira obra acadêmica em inglês sobre caatinga tem participação de professores da UFPE

O livro “Caatinga - The Largest Tropical Dry Forest Region in South America” é a primeira obra acadêmica em inglês sobre o bioma brasileiro. O trabalho foi publicado recentemente pela Editora Springer e já está disponível para compra on-line . O livro foi editado pelos professores da UFPE Inara R. Leal e Marcelo Tabarelli, juntamente com o pesquisador José Maria Cardoso da Silva.

A obra é resultado de um esforço de 61 cientistas, a maioria trabalhando no Brasil, para apresentar a caatinga a uma audiência internacional. Os capítulos cobrem todos os temas relevantes para a região, incluindo biodiversidade, serviços ecossistêmicos, ameaças, soluções e perspectivas para um futuro mais sustentável.

Inara R. Leal é graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990), tem mestrado e doutorado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (1994 e 1998) e pós-doutorado no CSIRO-Austrália (2010 e 2014). Atualmente, é professora do Departamento de Botânica da UFPE. Já Marcelo Tabarelli é engenheiro agrônomo, formado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Santa Maria, com doutorado em Ecologia pela Universidade de São Paulo (1997). Atualmente, também é professor do Departamento de Botânica da UFPE e membro do Conselho Superior da Facepe. O terceiro autor, José Maria Cardoso da Silva, é graduado em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (1986), concluiu o mestrado em Ecologia pela Universidade de Brasília (1989) e o doutorado em Biologia pela University of Copenhagen, na Dinamarca (1995). Atualmente, é professor do Departamento de Geografia da Universidade de Miami, Coral Gables, nos Estados Unidos.

A Springer é uma empresa líder mundial em ciência, tecnologia, medicina, humanidades e ciências sociais. A empresa faz parte da Springer Nature, uma das maiores editoras mundiais de pesquisa, educação e profissionais.

Fecha de la última modificación: 25/01/2018, 14:56